Saúde
Imunizante está disponível das 7h30 às 15h30 nas salas de vacina das USFs

Sumaré aplica 5 mil doses de vacina contra gripe nas unidades de saúde

Da Redação | Tribuna Liberal

A Secretaria de Saúde de Sumaré vacinou contra a gripe 4. 887 pessoas, desde o início da campanha, em 04 de abril. O imunizante está disponível, das 7h30 às 15h30, nas salas de vacina das USFs (Unidades de Saúde da Família), exceto a Santa Clara. Na unidade do Viel, o atendimento é feito todos os dias, das 9h às 14h30. Já no Cruzeiro é de quarta-feira, das 9h às 15h30. No Módulo Soma, a vacina está disponível terça e quinta-feira, das 9h às 14h30. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação e um documento de identificação.

As doses da vacina trivalente contra Influenza (gripe) podem ser recebidas pelas pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, além do público especial. A meta do município é vacinar 90% do público-alvo, o que representa aproximadamente 19.407 pessoas.

O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, orienta que a campanha de vacinação é a principal medida de prevenção contra o vírus. “O nosso objetivo é contribuir com a redução de casos e garantir a proteção contra a doença, bem como internações e óbitos. A vacina contra gripe também pode ser tomada com imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, se for preciso atualizar a carteirinha com outras doses”, explicou.

De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe será disponibilizada de forma contínua aos grupos que fazem parte do calendário de rotina e demais grupos especiais até 31 de janeiro de 2026. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.

Além das pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes, a vacinação estará disponível também para o grupo especial: puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias); trabalhadores da saúde; professores; pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais; povos indígenas; quilombolas; forças armadas, de segurança e salvamento; pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário; caminhoneiros; portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e idosos vivendo em instituição de longa permanência.


Deixe um comentário