Serviço de telemedicina atende mais de 10 mil pacientes em Hortolândia
Tecnologia permite acesso rápido e prático a consultas
médicas, com economia de tempo e deslocamento para usuários do sistema público;
projeto implantado no governo Zezé Gomes desafoga rede presencial
Hortolândia já está na vanguarda ao usar a tecnologia digital na saúde pública. A prefeitura oferece telemedicina para população. Desde a implantação desse serviço, o município já atendeu mais de 10.000 pacientes. A telemedicina traz benefícios à população, que recebe atendimento com mais rapidez, evitando custos de deslocamento. O serviço ainda propicia economia de tempo para os usuários.
Para o município, o serviço também traz economia de recursos
materiais e financeiros, e otimiza o trabalho de profissionais médicos. A
telemedicina ainda ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal
de saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um
serviço online de atendimento e consultas para usuários da rede municipal. Para
isso, o paciente precisa ter acesso a celular, notebook ou computador com
acesso à internet, câmera e áudio (microfone, alto-falante ou fones de ouvido).
O serviço de telemedicina é realizado mediante agendamento
pelo paciente em UBS (Unidade Básica de Saúde). A Secretaria de Saúde entra em
contato com o paciente e lhe fornece o link por meio do qual será atendido. O
serviço utiliza um sistema próprio, fornecido por uma empresa contratada pelo município.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o serviço foi implantado em 2022,
inicialmente, em caráter experimental.
ESPECIALIDADES
O serviço funciona de segunda a sexta-feira. Atualmente, a
equipe é formada por especialistas de psicologia (dois profissionais, sendo que
um deles atende aos sábados), nutrição (um profissional) e clínica geral (um
profissional). A prefeitura planeja ampliar a oferta de especialidades com um
profissional de fisioterapia e expandir o serviço.
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