Saúde
Serviço é oferecido mediante agendamento nas UBSs e atende via link enviado ao paciente

Serviço de telemedicina atende mais de 10 mil pacientes em Hortolândia

Tecnologia permite acesso rápido e prático a consultas médicas, com economia de tempo e deslocamento para usuários do sistema público; projeto implantado no governo Zezé Gomes desafoga rede presencial

Hortolândia já está na vanguarda ao usar a tecnologia digital na saúde pública. A prefeitura oferece telemedicina para população. Desde a implantação desse serviço, o município já atendeu mais de 10.000 pacientes. A telemedicina traz benefícios à população, que recebe atendimento com mais rapidez, evitando custos de deslocamento. O serviço ainda propicia economia de tempo para os usuários.

Para o município, o serviço também traz economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho de profissionais médicos. A telemedicina ainda ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço online de atendimento e consultas para usuários da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso a celular, notebook ou computador com acesso à internet, câmera e áudio (microfone, alto-falante ou fones de ouvido).

O serviço de telemedicina é realizado mediante agendamento pelo paciente em UBS (Unidade Básica de Saúde). A Secretaria de Saúde entra em contato com o paciente e lhe fornece o link por meio do qual será atendido. O serviço utiliza um sistema próprio, fornecido por uma empresa contratada pelo município. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o serviço foi implantado em 2022, inicialmente, em caráter experimental.

ESPECIALIDADES

O serviço funciona de segunda a sexta-feira. Atualmente, a equipe é formada por especialistas de psicologia (dois profissionais, sendo que um deles atende aos sábados), nutrição (um profissional) e clínica geral (um profissional). A prefeitura planeja ampliar a oferta de especialidades com um profissional de fisioterapia e expandir o serviço.


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