Saúde
Edição da campanha ‘Fique Sabendo’ acontece no dia 16, na UPA Macarenko, das 9h às 15h

Saúde de Sumaré promove ações da Campanha Dezembro Vermelho 2024

Objetivo da ação é orientar a população sumareense sobre a importância do sexo seguro e diagnóstico precoce do HIV, que reduz os riscos do tratamento tardio e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/Aids

Da Redação | Tribuna Liberal

A Secretaria de Saúde de Sumaré realiza uma série de ações neste mês em alusão ao Dezembro Vermelho nas unidades de Saúde. Durante todo o mês, as equipes das unidades reforçam a importância da prevenção e do combate ao vírus HIV, com ações de orientação e conscientização.

Durante o ano todo as unidades de saúde e o Cresser (Centro de Referência à Saúde Sexual e Reprodutiva) promovem ações de prevenção às IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), intensificando as atuações em dezembro, que marca o mês da luta. “Aproveitamos o Dezembro Vermelho, mês de mobilização nacional, para alertar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce contra o HIV, a Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis”, destacou o prefeito Luiz Dalben (PSD).

Neste ano, o Cresser ofertou treinamentos de testagem rápida para a rede de saúde e alunos de enfermagem da Faculdade Anhanguera, para uma aplicação correta e humanizada dos testes. Além disso, no dia 16, haverá mais uma edição da campanha ‘Fique Sabendo’, dessa vez na UPA Macarenko, das 9h às 15h, com aplicação de testes e atividades de conscientização.

Já no dia 17, haverá o Dia D do Dezembro Vermelho nas unidades de saúde, das 9h às 15h, ofertando testes rápidos, palestras, discussões sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, distribuição de materiais educativos e preservativos. O objetivo da ação é orientar a população sobre a importância do sexo seguro e diagnóstico precoce do HIV, que reduz os riscos do tratamento tardio e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/Aids.

Campanha tem sete anos

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil em dezembro de 2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Esta campanha ocorre durante todo o mês de dezembro. A ação objetiva chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, bem como todas as ISTs.

 A prevenção e diagnóstico precoce para todas as doenças sexualmente transmissíveis podem ser realizados por meio da testagem para o HIV, sífilis e hepatites, disponível gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com imunização para hepatites A e B, profilaxia pré exposição (PREP) e a profilaxia pós exposição (PEP) e ainda e utilização de preservativos, distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde do município.

Desde 2005, Sumaré conta com o Cresser (Centro de Referência à Saúde Sexual e Reprodutiva), localizado na rua Jaciro Baldioti, 350, Planalto do Sol, onde ocorrem acolhimentos das pessoas que procuram o serviço espontaneamente ou encaminhadas, com realização de testagens rápidas de segunda a sexta das 7h às 16h. Basta apresentar documento com foto. Neste serviço são atendidos pacientes portadores de HIV/Aids, tuberculose e hepatites B e C e Vítimas de Violência Sexual.

A equipe é multidisciplinar formada por médico infectologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, pediatra, ginecologista, técnicos de enfermagem e recepcionista. O atendimento é integral, com consultas, exames periódicos, acompanhamento e dispensação de medicamentos.

Deixe um comentário