Saúde
UPAs de Sumaré, que são de urgência e emergência, colaboraram com milhares de atendimentos

Saúde de Sumaré faz 72 atendimentos a cada hora na urgência e emergência

Rede pública municipal realizou mais de 500 mil procedimentos no primeiro quadrimestre de 2025, conforme relatório apresentado ao Conselho de Saúde; setor que abrange as UPAs da cidade ultrapassou 210 mil registros em quatro meses

A Secretaria de Saúde de Sumaré registrou mais de 500 mil procedimentos realizados em toda a rede pública de atendimento no primeiro quadrimestre de 2025, segundo dados apresentados ao Conselho Municipal de Saúde. Entre os destaques do relatório está o volume de atendimentos realizados nas Unidades de Urgência e Emergência, que somaram 210.191 registros entre janeiro e abril.

A média equivale a 72 atendimentos por hora, número que inclui os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Macarenko, Matão e Área Cura, além do Pronto Atendimento (PA) do Maria Antonia e do Centro Integrado de Saúde (CIS) Nova Veneza.

A apresentação, conduzida por técnicos da Secretaria de Saúde, revelou também uma média de 125 mil atendimentos mensais em toda a rede. A Atenção Primária à Saúde liderou em volume, com 227.454 procedimentos, englobando consultas médicas, de enfermagem, odontológicas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde.

Outro setor com forte atuação foi o Ambulatório de Especialidades, que somou mais de 46 mil consultas agendadas no quadrimestre – sendo mais de 11 mil em um único mês. Já a rede de saúde mental registrou mais de 10 mil atendimentos, que incluem desde consultas a atividades terapêuticas em grupo.

Apesar de desafios estruturais e operacionais, o relatório aponta avanços importantes. Houve aumento no número de consultas e ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com a formação de novas equipes e intensificação das visitas domiciliares. As campanhas de vacinação contra a gripe e a Covid-19 também receberam reforço, contribuindo para manter a cobertura vacinal dos grupos prioritários.

“O primeiro quadrimestre de 2025 foi marcado por desafios importantes, mas também por conquistas expressivas. Os números demonstram a evolução da estrutura e da qualidade do atendimento na rede municipal. Agradeço a toda a equipe pelo empenho. Seguimos trabalhando para oferecer um serviço cada vez mais humanizado e de excelência para a população de Sumaré”, disse o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

As metas pactuadas na Programação Anual de Saúde (PAS) seguem em monitoramento constante, e, de acordo com o relatório, a maioria apresentou evolução satisfatória, com projeções positivas para o cumprimento integral até o final do ano. 

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