Saúde
Campanha visa combater meningite meningocócica, doença que pode causar sequelas e até levar à morte

Saúde de Paulínia amplia vacinação contra meningite

A Secretaria de Saúde de Paulínia está reforçando a campanha de vacinação contra a meningite meningocócica, doença grave que pode causar sequelas permanentes ou até levar à morte. O Brasil ampliou a proteção contra meningite, com a oferta da vacina ACWY para crianças de 12 meses no Programa Nacional de Imunização (PNI). O esquema vacinal, que inclui atualmente duas doses de vacina meningocócica C, uma aos 3 meses e outra aos 5 meses, passa a contar, a partir de agora, com a dose de reforço aos 12 meses da vacina ACWY.

A vacina meningocócica ACWY oferece proteção ampliada contra sorogrupos da bactéria que causa a meningite e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A ampliação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e proteger ainda mais a população infantil contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, responsáveis por quadros graves da doença.

“A vacina é segura, gratuita e está disponível em todas as UBSs de Paulínia. Para receber a dose, é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança e um documento com foto do responsável. A ação segue orientações do Ministério da Saúde e tem como foco a proteção integral das crianças, reforçando o compromisso da Prefeitura de Paulínia com a saúde pública e a prevenção de doenças”, afirmou a administração.

Deixe um comentário