PA do Zanaga implanta Projeto Boas Práticas para qualificar assistência, em Americana
Pronto Atendimento do maior bairro da cidade realiza parceria
com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração, com foco na qualificação do
atendimento de urgência e emergência e redução de espera em 10%; projeto
beneficia mais de 800 UPAs e Pronto-Atendimentos do país
O Pronto Atendimento (PA) do bairro Antônio Zanaga, em
Americana, implantou o Projeto Boas Práticas, uma iniciativa desenvolvida em
parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração (Hcor), de São
Paulo. A ação tem como foco a qualificação da assistência prestada aos
pacientes em atendimentos de urgência e emergência.
A implementação do projeto começou com reuniões técnicas
internas para detalhamento das etapas e mobilização das equipes. O ciclo terá
duração total de 18 meses, sendo 12 meses de intervenção ativa, com
capacitações e reestruturação de fluxos, e outros seis meses de monitoramento
dos resultados.
A proposta contempla a estruturação e o fortalecimento de
três linhas prioritárias de cuidado: Síndrome Coronariana Aguda (SCA), Acidente
Vascular Cerebral (AVC) e Sepse. A estratégia envolve o uso de protocolos
clínicos baseados em evidências científicas, ferramentas de gestão e o
acompanhamento de indicadores assistenciais.
Entre as principais ações previstas estão a capacitação
contínua das equipes; a padronização dos protocolos assistenciais; a triagem
qualificada com priorização dos casos graves; o uso do tele-ECG com laudos
cardiológicos em tempo real; e o monitoramento de resultados para melhoria
contínua.
“Essa é mais uma etapa importante no processo de
qualificação da rede de urgência e emergência do município. A adesão do PA
Zanaga ao Projeto Boas Práticas reforça o nosso compromisso com uma assistência
segura, resolutiva e centrada no paciente, especialmente nas situações mais
críticas”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
A condução do projeto ficará sob responsabilidade do
enfermeiro Igor Nery, com supervisão da diretora da unidade, Tânia Facioli, e
do médico clínico e responsável técnico, Matheus Xavier. A proposta é que cada
plantão conte com um enfermeiro de referência para garantir a aplicação dos
protocolos e o acompanhamento dos fluxos.
“A capacitação constante das equipes e a padronização dos
procedimentos fazem toda a diferença na linha de frente. Estamos muito
engajados em garantir que essas boas práticas se consolidem na rotina da
unidade”, afirmou a diretora da Unidade de Atenção Especializada e de Urgência
e Emergência, Ana Rubia.
A expectativa é de que, ao final do ciclo, haja uma redução
de pelo menos 10% no tempo de permanência dos pacientes na unidade, além do
aumento da efetividade clínica e da humanização no atendimento.
“Essa transformação só é possível com o engajamento dos
nossos profissionais. Estamos muito motivados com o que está sendo construído,
pois sabemos que o impacto será direto na vida dos nossos pacientes”, completou
a coordenadora, Tânia Facioli.
PROJETO
O treinamento das equipes de saúde do PA Zanaga está sendo
viabilizado por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento
Institucional do Sistema Único de Saúde). A capacitação é realizada graças a
uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hcor, instituição que oferece conhecimento,
suporte técnico e operacional para o projeto.
O Boas Práticas beneficia mais de 800 UPAs e Pronto-Atendimentos do país, ofertando à rede do SUS serviços de tele-eletrocardiografia, teleconsultoria cardiológica em arritmias e infarto, desenvolvimento profissional e implementação de diretrizes assistenciais em Síndrome Coronariana Aguda.
TELE ELETROCARDIOGRAFIA
O PA Zanaga também conta com um sistema de
Tele-eletrocardiografia, que oferece suporte remoto em tempo real feito por
especialistas do Hcor, referência nacional em cardiologia. A iniciativa também
é viabilizada pelo Proadi-SUS, em parceria com o Ministério da Saúde.
Por meio da tecnologia, pacientes com sintomas cardiológicos
são submetidos ao eletrocardiograma (ECG) na própria unidade e, em poucos
minutos, o exame é analisado à distância por cardiologistas do Hcor. O laudo é
emitido em tempo real, o que garante maior precisão no diagnóstico e agilidade
na definição da conduta médica. Esse suporte técnico qualificado fortalece a
resposta do serviço em situações críticas, como infartos e outras emergências
cardiovasculares.
“A telecardiologia é uma ferramenta muito importante, porque
torna mais ágil a resolução de casos graves que chegam aqui no PA Zanaga. Além
da nossa avaliação inicial, nós temos uma retaguarda de especialistas do Hcor
que também analisam o quadro do paciente em tempo real, e isso representa um
grande avanço no atendimento das nossas urgências e emergências”, explicou o
Matheus Xavier.
Assim como no Projeto Boas Práticas, as UPAs São José e Dona
Rosa também contam com o serviço de telecardiologia, assegurando que toda a
rede municipal de urgência e emergência esteja conectada a uma central de
excelência em cardiologia. Isso padroniza o atendimento, reduz o tempo de
resposta em casos de risco e amplia a segurança dos pacientes em toda a cidade.
Ciclo tem duração de 18 meses, com capacitação e
monitoramento, e triagem qualificada
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