Saúde
Ciclo tem duração de 18 meses, com capacitação e monitoramento, e triagem qualificada

PA do Zanaga implanta Projeto Boas Práticas para qualificar assistência, em Americana

Pronto Atendimento do maior bairro da cidade realiza parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração, com foco na qualificação do atendimento de urgência e emergência e redução de espera em 10%; projeto beneficia mais de 800 UPAs e Pronto-Atendimentos do país

O Pronto Atendimento (PA) do bairro Antônio Zanaga, em Americana, implantou o Projeto Boas Práticas, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração (Hcor), de São Paulo. A ação tem como foco a qualificação da assistência prestada aos pacientes em atendimentos de urgência e emergência.

A implementação do projeto começou com reuniões técnicas internas para detalhamento das etapas e mobilização das equipes. O ciclo terá duração total de 18 meses, sendo 12 meses de intervenção ativa, com capacitações e reestruturação de fluxos, e outros seis meses de monitoramento dos resultados.

A proposta contempla a estruturação e o fortalecimento de três linhas prioritárias de cuidado: Síndrome Coronariana Aguda (SCA), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Sepse. A estratégia envolve o uso de protocolos clínicos baseados em evidências científicas, ferramentas de gestão e o acompanhamento de indicadores assistenciais.

Entre as principais ações previstas estão a capacitação contínua das equipes; a padronização dos protocolos assistenciais; a triagem qualificada com priorização dos casos graves; o uso do tele-ECG com laudos cardiológicos em tempo real; e o monitoramento de resultados para melhoria contínua.

“Essa é mais uma etapa importante no processo de qualificação da rede de urgência e emergência do município. A adesão do PA Zanaga ao Projeto Boas Práticas reforça o nosso compromisso com uma assistência segura, resolutiva e centrada no paciente, especialmente nas situações mais críticas”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A condução do projeto ficará sob responsabilidade do enfermeiro Igor Nery, com supervisão da diretora da unidade, Tânia Facioli, e do médico clínico e responsável técnico, Matheus Xavier. A proposta é que cada plantão conte com um enfermeiro de referência para garantir a aplicação dos protocolos e o acompanhamento dos fluxos.

“A capacitação constante das equipes e a padronização dos procedimentos fazem toda a diferença na linha de frente. Estamos muito engajados em garantir que essas boas práticas se consolidem na rotina da unidade”, afirmou a diretora da Unidade de Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, Ana Rubia.

A expectativa é de que, ao final do ciclo, haja uma redução de pelo menos 10% no tempo de permanência dos pacientes na unidade, além do aumento da efetividade clínica e da humanização no atendimento.

“Essa transformação só é possível com o engajamento dos nossos profissionais. Estamos muito motivados com o que está sendo construído, pois sabemos que o impacto será direto na vida dos nossos pacientes”, completou a coordenadora, Tânia Facioli.

PROJETO

O treinamento das equipes de saúde do PA Zanaga está sendo viabilizado por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). A capacitação é realizada graças a uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hcor, instituição que oferece conhecimento, suporte técnico e operacional para o projeto.

O Boas Práticas beneficia mais de 800 UPAs e Pronto-Atendimentos do país, ofertando à rede do SUS serviços de tele-eletrocardiografia, teleconsultoria cardiológica em arritmias e infarto, desenvolvimento profissional e implementação de diretrizes assistenciais em Síndrome Coronariana Aguda.

TELE ELETROCARDIOGRAFIA

O PA Zanaga também conta com um sistema de Tele-eletrocardiografia, que oferece suporte remoto em tempo real feito por especialistas do Hcor, referência nacional em cardiologia. A iniciativa também é viabilizada pelo Proadi-SUS, em parceria com o Ministério da Saúde.

Por meio da tecnologia, pacientes com sintomas cardiológicos são submetidos ao eletrocardiograma (ECG) na própria unidade e, em poucos minutos, o exame é analisado à distância por cardiologistas do Hcor. O laudo é emitido em tempo real, o que garante maior precisão no diagnóstico e agilidade na definição da conduta médica. Esse suporte técnico qualificado fortalece a resposta do serviço em situações críticas, como infartos e outras emergências cardiovasculares.

“A telecardiologia é uma ferramenta muito importante, porque torna mais ágil a resolução de casos graves que chegam aqui no PA Zanaga. Além da nossa avaliação inicial, nós temos uma retaguarda de especialistas do Hcor que também analisam o quadro do paciente em tempo real, e isso representa um grande avanço no atendimento das nossas urgências e emergências”, explicou o Matheus Xavier.

Assim como no Projeto Boas Práticas, as UPAs São José e Dona Rosa também contam com o serviço de telecardiologia, assegurando que toda a rede municipal de urgência e emergência esteja conectada a uma central de excelência em cardiologia. Isso padroniza o atendimento, reduz o tempo de resposta em casos de risco e amplia a segurança dos pacientes em toda a cidade.

Ciclo tem duração de 18 meses, com capacitação e monitoramento, e triagem qualificada 

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