Saúde
Município vai analisar situação vacinal de alunos para levantar imunizantes a serem atualizados

Hortolândia pretende vacinar 13,1 mil estudantes da rede pública municipal

Com início no próximo dia 12 de maio, ação ocorre em 32 unidades de ensino, através do Programa Saúde na Escola, do governo federal; imunização segue Calendário Nacional e está programada para acontecer até último dia deste mês

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia dá mais um importante passo para assegurar saúde à população. O município fez, em março deste ano, a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pelo governo federal. A iniciativa prevê uma série de ações intersetoriais das secretarias de Saúde e de Educação. Uma dessas ações é a vacinação de alunos matriculados em escolas municipais, que será iniciada no dia 12 de maio.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação será feita em 32 unidades da rede municipal de ensino. Dessas, seis integram o programa. As demais escolas foram selecionadas de acordo com as áreas de abrangência de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) nas quais cada escola está localizada. No total, a previsão é imunizar 13.100 alunos matriculados nas 32 escolas.

No final da semana passada, as escolas entregaram um Termo de Autorização de vacinação para pais e famílias dos alunos. Os termos, assinados por pai, mãe ou responsável, foram recolhidos na quarta-feira (30), junto com as carteiras de vacinação. A partir disso, a Secretaria de Saúde fará uma pré-avaliação da situação vacinal de cada aluno para verificar quais vacinas precisam ser atualizadas. A vacinação nas escolas será realizada até 31 de maio.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que serão aplicadas as vacinas que integram o Calendário Nacional de Imunização. A aplicação será por faixa etária.

Crianças com menos de seis anos receberão vacinas contra gripe, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, entre outras. Já crianças de nove a 11 anos receberão a vacina contra o vírus HPV e a vacina meningocócica ACWY.

Aos alunos das demais escolas que não receberão a vacinação nas unidades, a Secretaria de Saúde orienta pais, famílias e responsáveis para que levem os filhos para serem vacinados ou atualizar suas carteiras na UBS mais próxima da residência ou de referência.

GRIPE

 Em paralelo à vacinação nas escolas, a Prefeitura de Hortolândia continua com a campanha de vacinação contra a gripe nas UBSs. A vacinação é feita das 8h às 15h30, durante a semana.

 A prefeitura relembrou que as UBSs Dom Bruno Gamberini, Figueiras e Santa Clara realizam vacinação em horário ampliado durante a semana. As salas de vacinação das UBSs Dom Bruno Gamberini e Santa Clara ficam abertas das 7h30 às 17h30. Já a sala da UBS Figueiras funciona das 7h30 às 18h30.

A Secretaria de Saúde reforça para a população aproveitar o horário ampliado de funcionamento das salas das três UBSs para se imunizar contra a gripe.

Hortolândia iniciou a campanha de vacinação contra a doença no dia 1º de abril. A Secretaria de Saúde reforça que, este ano, os três públicos prioritários são crianças de seis meses a menos de seis anos, idosos acima de 60 anos e gestantes.

Deixe um comentário