Saúde
Programa Farmácia Solidária foi considerado pelos visitantes “um exemplo de solidariedade e cuidado”

Farmácia Solidária de Hortolândia se torna referência para outro Estado

Modelo regional consolidado em solidariedade e cuidado com a saúde, programa hortolandense recebeu visita de representantes de Extrema–MG, interessados em replicar formato de arrecadação e dispensação gratuita de remédios

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia recebeu recentemente a visita de uma comitiva da cidade de Extrema, sul de Minas Gerais. Formado pelo vereador Ed Carlos Caetano dos Santos, o Eddy Caetano; a diretora da Assistência Farmacêutica Municipal, Regiane Cristina dos Santos Moreira Borges, e assessores, o grupo veio conhecer de perto o Programa Farmácia Solidária, de arrecadação e entrega de medicamentos mediante prescrição médica, beneficiando principalmente pessoas em vulnerabilidade em Hortolândia.

A comitiva foi recebida pelo diretor do Fundo Social, Lenivaldo Pauliuki, e pela farmacêutica responsável pela Farmácia, Tamara Chrisostomo. O objetivo da comitiva foi conhecer o funcionamento, a estrutura e o processo de regulamentação do projeto existente em Hortolândia desde 2023.

“A visita nos deu muita alegria, porque a nossa Farmácia Solidária que já era referência na nossa Região Metropolitana, agora já rompeu a fronteira do nosso Estado e chega ao Estado de Minas Gerais. Parabéns à nossa presidente do Fundo Social pela sua determinação em avançar sempre na direção de um acolhimento cada vez mais humanizado junto principalmente dos que mais precisam, e em especial aos nossos colaboradores. Hortolândia é uma cidade à frente do seu tempo no cuidado com as pessoas”, afirmou Pauliuki.

Para os visitantes, o Farmácia Solidária é “um exemplo de solidariedade e cuidado”, atendendo gratuitamente os munícipes de Hortolândia. “Essa visita foi extremamente enriquecedora. Pudemos entender de perto como o projeto funciona, conhecer as regulamentações e sentir o impacto positivo que ele gera. Tenho certeza de que levaremos para Extrema um modelo de sucesso que fará a diferença na vida de muitas pessoas. Hortolândia está de parabéns por esse projeto incrível”, ressaltou o vereador Eddy Caetano.

A ideia do vereador é, com o apoio de outro parlamentar de Extrema, o Dr. Ubiratan, inaugurar na cidade mineira um programa semelhante ao Farmácia Solidária de Hortolândia, focado na saúde pública e na empatia social.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos Assis Barros, avaliou como importante a visita. “Outros estados estão vindo visitar a nossa farmácia para conseguir fazer um trabalho pelo menos parecido com o nosso. Ser referência é tudo que a gente deseja. Isso quer dizer que a gente está indo pelo caminho certo. Fiquei muito feliz com mais essa visita para conhecer a nossa Farmácia Solidária”, afirmou Maria dos Anjos.

A Farmácia Solidária funciona na recém-inaugurada Unidade II do Fundo Social de Hortolândia, localizada na Rua Alda Lourenço, 353, no Remanso Campineiro. O foco é disponibilizar medicamentos não encontrados no SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, a Farmácia Solidária realiza, em média, de 450 a 500 dispensações de medicamentos por mês.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além de promover a dispensação gratuita de medicamentos, o Programa colabora com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, já que recebe medicamentos vencidos para realização do descarte de maneira consciente e correta.

Qualquer pessoa pode colaborar com doações de medicamentos para o Programa “Farmácia Solidária”. Para tanto, basta comparecer à Unidade II do Fundo Social, no Remanso Campineiro. Interessados em colaborar com o programa social também podem ligar para o telefone (19) 3819-1005 ou fazer contato pelo WhatsApp (19) 99979-8735.


Deixe um comentário