83% das ocorrências atendidas pelo Samu são de urgência em Sumaré
Serviço de ambulância de emergência registrou 1.320
atendimentos no mês de julho e picos ocorreram nos dias 2, 14 e 18, com até 62
chamados diários, aponta relatório; homens foram maioria entre os pacientes,
correspondendo a 58% do total
Durante o mês de julho, marcado pelas comemorações dos 157
anos de Sumaré, o relatório técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(Samu) aponta que o trabalho da saúde na área de emergência seguiu em ritmo
intenso no município. Foram registrados 1.320 atendimentos no período, com
picos nos dias 2, 14 e 18 — com 58, 55 e 62 atendimentos diários,
respectivamente. O balanço ainda mostra que 83% das ocorrências atendidas pelo
Samu são de urgência na cidade.
A maior parte dos atendimentos ocorreu durante o dia, e 87%
deles foram realizados por viaturas de Suporte Básico de Vida (SBV). Esses dados
demonstram um volume expressivo de casos clínicos de menor gravidade, porém com
alta demanda por resposta rápida. As viaturas de Suporte Avançado de Vida (SAV)
representaram 10% dos atendimentos, enquanto o Veículo de Intervenção Rápida
(VIR) respondeu por 3%.
Além disso, mais da metade dos pacientes atendidos eram homens (58%), e as faixas etárias com maior incidência foram de 70 a 79 anos (185 casos) e de 60 a 69 anos (168 casos), seguidas dos pacientes entre 40 e 49 anos, que somaram 167 atendimentos. O relatório aponta ainda que 83% das ocorrências foram classificadas como urgentes, conforme o Protocolo de Manchester — sendo 62% de urgência moderada (cor amarela) e 21% de emergência (cor vermelha). A maioria dos casos foi de natureza clínica (61%), seguida por traumas (27%) e situações psiquiátricas (7%).
Entre as hipóteses diagnósticas mais frequentes destacam-se: mal-estar, queda do estado geral, acidentes de carro e moto, dispneia, Acidente Vascular Cerebral (AVC), convulsão, entre outras ocorrências. Quanto às unidades de referência hospitalar, os principais encaminhamentos foram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Macarenko e o Hospital Estadual Sumaré (HES).
O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, ressalta que o relatório é de extrema importância, pois orienta decisões e o direcionamento das demandas. “Temos o compromisso de manter uma saúde cada vez mais próxima da população, com foco na prevenção e acolhimento”, destacou.
Contratação e capacitação
Neste primeiro semestre, houve a contratação e capacitação
técnica de novos colaboradores, tornando-os aptos ao exercício do serviço de
intervenção em situações de urgência e emergência. Foi retomado, ainda, o
projeto Samuzinho, com base na Lei Lucas, por meio do qual profissionais da
Secretaria de Educação recebem capacitação para agir rapidamente em situações
de emergência no ambiente escolar.
Com foco na qualificação e integração da rede de atendimento
à urgência e emergência do município, o Samu promoveu ainda um treinamento
voltado aos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A
iniciativa teve o objetivo de fortalecer o preparo desses profissionais para o
atendimento em situações emergenciais em ambiente extra-hospitalar.
A equipe do Samu também implantou um calendário de educação
continuada para os colaboradores, oferecendo capacitação, informação,
treinamentos e simulados com o objetivo de estimular a aptidão e o
aprimoramento constante da equipe.
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