Vereadora questiona AVCBs em Monte Mor e prefeitura admite irregularidades
Wal da Farmácia (PSB) quer saber se prédios possuem laudo dos Bombeiros, laudo de vistoria da Vigilância Sanitária e CNES, condições legais para funcionamento de Unidades Básicas de Saúde, CAPS, UPA e outros espaços municipais
A Câmara de Monte Mor aprovou nesta semana o requerimento
12/2025, da vereadora Wal da Farmácia (PSB), cobrando informações da prefeitura
sobre a regularidade de equipamentos de saúde do município. Wal questiona a
existência de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), Laudo de Vistoria
e Aprovação pela Vigilância Sanitária e Cadastro Nacional de Estabelecimentos
de Saúde (CNES) nas unidades. Ao Tribuna Liberal, a prefeitura informou que
encontrou irregularidades nos AVCBs de todas unidades públicas da cidade.
Wal disse que enviou ofício apresentando perguntas que não
foram respondidas até o momento pelo Poder Executivo. A parlamentar ainda
mencionou as plenárias que são realizadas pela Frente Parlamentar em Defesa dos
Direitos dos Servidores, na Câmara, nas quais “muitas denúncias” foram
apresentadas sobre o assunto.
A parlamentar questiona se equipamentos de saúde como
Unidades Básicas (UBSs), Centro Odontológico, Fisioterapia Municipal, Centro de
Atenção Psicossocial (CAPs), Farmácia de Alto Custo, Almoxarifado Central, sede
da Secretaria e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) têm AVCBs. Pede, ainda,
cópia desses documentos e, em caso de não existência dos mesmos, pergunta o
motivo e questiona se há processo de regularização e emissão.
O requerimento ainda pergunta se esses mesmos equipamentos
de saúde possuem o Laudo de Vistoria e Aprovação pela Vigilância Sanitária
Municipal, além do CNES - também cobrando as respectivas cópias e questionando
a existência de processo de regularização e emissão desses documentos, em caso
de inexistência atualmente.
Wal destaca que tais espaços devem possuir “todos os documentos necessários para o efetivo funcionamento”. “As informações requeridas, bem como a remessa das cópias dos documentos requisitados são de extrema relevância não somente para o bom desenvolvimento do trabalho legislativo e fiscalizador, como para toda população, que necessita de claras e concisas informações”, completa a autora.
OUTRO LADO
A atual administração de Monte Mor disse que “encontrou
irregularidades referentes ao AVCB, Laudo de Vistoria, aprovação pela
Vigilância Sanitária e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)
quando assumiu o comando do município em janeiro deste ano em todas unidades da
administração pública, saúde, educação, administração, paço municipal”.
Diante disso, a Vigilância Sanitária municipal solicitou a
regularização, foi aberta uma licitação e a situação está sendo normalizada.
“As adequações tanto dos Bombeiros como da Vigilância, a qual a prefeitura
exige de todas entidades privadas do município, estarão sendo regularizadas
atualmente nos setores que pertencem à prefeitura”, diz a nota.
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