Política
Prefeito diz que governo tem responsabilidade de executar ações com base nas necessidades de moradores

Participação popular marca plenária e Zezé projeta futuro de Hortolândia

Chefe do Executivo destaca obras e propostas estratégicas para o município e defende que escuta ativa da população é essencial para construir ‘cidade cada vez melhor’; em novo encontro, 94% dos moradores relatam orgulho da cidade

Mais de 250 moradores participaram da “Plenária Cidadã” realizada pela Prefeitura de Hortolândia, na noite da quinta-feira (24), na EMEF “Profª. Janilde Flores Gaby do Vale”, na Vila Real. Esta foi a quarta de uma série de reuniões públicas voltadas à construção colaborativa do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029. Durante o encontro, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos) anunciou importantes intervenções no município, em especial, na região da Vila Real, reforçando o papel da população nas decisões que moldam o futuro da cidade.

“Participar é transformar. É com a participação popular que a gente constrói uma cidade melhor. Cada cidadão tem um papel fundamental nesse processo. Nós, enquanto governo, temos a responsabilidade de ouvir, planejar e executar, com base nos sonhos e nas necessidades da nossa comunidade”, destacou o prefeito.

Entre os investimentos anunciados por Zezé para a região da Vila Real está a construção de uma nova Unidade de Saúde no Jardim São Felipe, praça esportiva na Vila São Pedro, além de melhorias viárias por conta da entrega do Viaduto da Rumo, previsto para o final deste ano.

Nos primeiros encontros, Zezé destacou ações no Jardim Amanda — considerado por ele uma “cidade dentro da cidade” — como: a implantação do maior parque socioambiental de Hortolândia, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Amanda II, dois campos society, um salão próprio com piscina para o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) e a instalação de uma base da Guarda Municipal, além de outros serviços voltados à melhoria da qualidade de vida da população.

“Vamos ter obras por toda a cidade nos próximos quatro anos. Pensamos lá atrás em um projeto de longo prazo e, hoje, vemos ele se tornando realidade. Hortolândia é um governo que realiza os sonhos da sua população”, complementou o vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu César (PSB).

PESQUISA

Segundo pesquisa apresentada durante a plenária, 94% dos moradores têm orgulho de viver em Hortolândia e 86% avaliam que a cidade está no caminho certo. “Esses números mostram que estamos no rumo certo, mas, mais do que isso, mostram o quanto a população está engajada e sente que faz parte do processo”, disse Cafu.

Por determinação do prefeito, cada edição da plenária contará com a apresentação de um secretário municipal, explicando as políticas públicas da sua pasta. Na Vila Real, a primeira área contemplada foi a Educação. Também presentes, os secretários Antonio Agnelo Bonadio (Finanças) e Maria dos Anjos Assis Barros (Inclusão e Desenvolvimento Social) reforçaram a importância do diálogo direto com os moradores.

“Essa escuta qualificada da população nos permite planejar de forma mais assertiva. Cada sugestão, cada opinião, fortalece a construção de políticas públicas que fazem sentido na vida real”, explicou Bonadio.

“É gratificante trazer essas reuniões para dentro da comunidade. Aqui, as pessoas têm voz e vez. E é isso que move um governo que quer ser verdadeiramente popular e participativo”, acrescentou Maria dos Anjos.

O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento estratégico do município. Nele, são definidos os programas, metas, indicadores e ações prioritárias para os quatro anos seguintes. A partir do PPA, são elaboradas a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), garantindo que os investimentos estejam alinhados aos anseios da população.

De acordo com a Secretaria de Finanças, o ciclo de plenárias segue até agosto, com reuniões abertas em diferentes regiões da cidade. A ideia é garantir que moradores de todos os bairros possam participar e contribuir com sugestões.

Para o prefeito Zezé Gomes, o modelo de gestão participativa adotado em Hortolândia é o verdadeiro motor do desenvolvimento sustentável e inclusivo. “Quando a população participa, ela ajuda a transformar. E é isso que estamos fazendo juntos: construindo uma cidade cada vez melhor para todos”, concluiu.

 


Deixe um comentário