Política
Proposta de Rai do Paraíso ainda contempla monitoramento ambiental, identificando desmatamento

PL prevê uso de drone e inteligência artificial na segurança sumareense

Parlamentar defende utilização de tecnologias em tempo real para patrulhamento urbano aéreo e suporte para casos de perseguição policial, além de incidentes com grande aglomeração de pessoas; projeto é analisado antes de ir ao plenário

Paulo Medina | Tribuna Liberal

A segurança pública de Sumaré pode ganhar mais reforços tecnológicos. É que um projeto de lei apresentado pelo vereador Rai do Paraíso (Republicanos) institui o Programa Vigilância Inteligente, que prevê a utilização de drones equipados com câmeras térmicas e sistemas de inteligência artificial para apoiar a atuação da Polícia Municipal. O objetivo é ampliar o monitoramento de áreas de risco, acelerar a resposta a emergências e promover maior eficiência no combate à criminalidade e na proteção ambiental.

O texto do PL, protocolado na Câmara Municipal, autoriza o Executivo a criar o programa, que inclui o uso de drones em tempo real para patrulhamento urbano, operações de busca e resgate em locais de difícil acesso e suporte em situações emergenciais como perseguições, incidentes com grandes aglomerações e eventos públicos. A proposta também prevê o monitoramento ambiental, identificando queimadas, desmatamentos, invasões de áreas protegidas e descarte irregular de resíduos. 

Segundo o projeto, os equipamentos serão operados exclusivamente por agentes da Polícia Municipal devidamente treinados e integrados ao sistema de vigilância da cidade. Para viabilizar o programa, a lei permite o uso de recursos próprios do município, além de parcerias com os governos estadual e federal, e convênios com empresas privadas e instituições de ensino que atuem com pesquisa e inovação na área de segurança.

“A segurança pública é um dos principais desafios dos municípios, exigindo soluções inovadoras e eficazes para o combate à criminalidade e ampliação da proteção à população. O avanço tecnológico permite o uso de ferramentas como drones equipados com câmeras térmicas e inteligência artificial, tornando o trabalho da Polícia Municipal mais estratégico e eficiente. O Programa Vigilância Inteligente possibilitará uma resposta mais rápida a situações de emergência, reduzindo o tempo de atendimento a ocorrências, auxiliando na prevenção de crimes e garantindo um monitoramento ambiental mais efetivo. Além disso, a fiscalização de eventos públicos será aprimorada, prevenindo tumultos e aumentando a segurança dos cidadãos”, explica Rai do Paraíso. “A possibilidade de parcerias público-privadas e com instituições de ensino reduz o impacto financeiro do projeto, promovendo inovação com eficiência”, complementa.

O projeto é analisado pelas comissões permanentes da Câmara e, se aprovado, deverá ser regulamentado pelo Executivo em até 90 dias.


Deixe um comentário