Política
Entre os novos nomes, todos são pré-candidatos a deputado estadual

Número de pré-candidatos a deputado sobe para 34 nos municípios da região

Levantamento atualizado aponta alta na quantidade de pré-candidaturas regionais; movimentação política ganhou força nos bastidores com novos nomes que possuem intenção de disputar vagas nas eleições marcadas para outubro

O número de pré-candidatos a deputado estadual e federal nas cidades da região subiu para 34, segundo levantamento atualizado pelo Tribuna Liberal. Após publicação anterior que apontava 29 nomes, cinco novos pré-candidatos confirmaram intenção de disputar as eleições de 2026, intensificando a movimentação política nos bastidores.

Entre os novos nomes, todos são pré-candidatos a deputado estadual. São eles: o vereador de Paulínia, Fabio da Van (PRTB); Adeildo Reis (DC) e Professor Beto Rodovalho (Mobiliza), ambos por Hortolândia; e Rafael Virginelli (então chefe de Gabinete do prefeito Henrique do Paraíso), e Ana Cléia Meneguetti, ex-candidata a prefeita da Rede Sustentabilidade, por Sumaré.

Em Sumaré, o cenário reúne 11 nomes. Para deputado federal, estão Rai do Paraíso e Décio Marmirolli. Para estadual, além de Virginelli e Ana Cléia, aparecem Tião Correia, Willian Souza, Valdir de Oliveira, Tavares, Professor Edinho e o deputado Dirceu Dalben, que busca reeleição. O presidente da Câmara, Hélio Silva, ainda avalia se disputará vaga a estadual ou federal.

Em Paulínia, estão na disputa o ex-prefeito Du Cazellato (estadual), o vereador Anderson Henrique (estadual ou federal), Bruno Welington (federal) e Fabio da Van (estadual).

Em Hortolândia, figuram os vereadores Nego (estadual), Clodoaldo Santos (estadual) e Régis da Serralheria (estadual), além da deputada estadual Ana Perugini - que busca a reeleição. O ex-candidato a vice-prefeito Eduardo Ricatto é pré-candidato a deputado federal, assim como o vice-prefeito Cafu César. Adeildo Reis e Professor Beto Rodovalho são pré-candidatos a deputado estadual.

Em Nova Odessa, os nomes são a vereadora Marcia Rebeschini (estadual), a ex-primeira- dama Andrea Souza (estadual) e o ex-vereador José Pereira (federal).

Em Americana, oito pré-candidatos compõem o cenário: o filho do prefeito Chico Sardelli e chefe de Gabinete da Prefeitura de Americana, Franco Sardelli (estadual), o assessor do governador Tarcísio de Freitas, Ricardo Molina (estadual), o vereador Leco Soares (federal), o ex-candidato a prefeito e ex-vereador, Rafael Macris (estadual ou federal), o vereador Gualter Amado (estadual), a vereadora Professora Juliana (estadual), o vereador Thiago Brochi (federal) e o ex-deputado federal Vanderlei Macris (federal).

DISPUTA REGIONAL

Com o aumento no número de pré-candidatos, a região entra antecipadamente no clima eleitoral. Partidos intensificam negociações, constroem alianças e organizam dobradinhas visando ampliar a representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A leitura nos bastidores é de que a disputa em 2026 pode ser uma das mais concorridas dos últimos anos. Até a definição oficial das candidaturas, a tendência é de que novos movimentos e reposicionamentos continuem redesenhando o tabuleiro eleitoral regional.

O pleito ocorrerá em 4 de outubro de 2026. Até lá, os partidos terão que cumprir prazos legais, como convenções entre 20 de julho e 5 de agosto e registro de candidaturas até 15 de agosto.

Deixe um comentário