Política
Parque integra plano municipal de corredores ecológicos urbanos; entrega será gradual

Novo Parque Ecológico transformará paisagem e mobilidade em Hortolândia

Prefeito Zezé Gomes vistoria obras de canalização do Ribeirão Jacuba e anuncia prolongamento de via que conectará bairros como Chácaras Reymar, Jardim do Lago e Santa Emília à região central da cidade; parque terá 1,2 km de extensão

O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) realizou na sexta-feira (8) uma vistoria nas obras do futuro Parque Ecológico, que será implantado ao longo do Ribeirão Jacuba, entre os bairros Vila Inema, Chácaras Reymar, Jardim do Lago e Santa Emília. O novo parque terá 1,2 quilômetro de extensão e será um importante equipamento de lazer, mobilidade e recuperação ambiental para Hortolândia.

A primeira etapa da obra contempla a canalização de 232 metros do Ribeirão Jacuba, curso d’água símbolo da cidade e marco do povoado que deu origem ao município no século XVIII. O trabalho de canalização visa conter enchentes, melhorar o escoamento da água e preparar a base para a construção das estruturas urbanas do parque.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, cerca de 200 metros de canalização estão sendo executados entre as ruas Carmen Savala e Dorvalino Bueno, até a ponte da Avenida Antônio Ferreira Ariel. Após a ponte, a canalização seguirá por mais 32 metros em direção ao Jardim do Lago.

“O Ribeirão Jacuba é parte viva da história de Hortolândia. O que estamos fazendo aqui é muito mais do que uma obra de infraestrutura. Estamos recuperando uma área que estava degradada, devolvendo esse espaço à comunidade com qualidade, segurança e opções de lazer. Nossa cidade cresce com planejamento e respeito ao meio ambiente”, afirmou o prefeito Zezé Gomes durante a vistoria.

O projeto do Parque Ecológico prevê a construção de pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre, áreas de convivência e parques infantis. Além disso, o espaço receberá paisagismo completo, com o plantio de árvores e áreas verdes integradas ao entorno. O parque vai beneficiar diretamente milhares de moradores da região sul de Hortolândia, conectando bairros antes isolados por áreas alagadas e de difícil acesso.

Prolongamento

Um dos grandes destaques anunciados pelo prefeito Zezé é o prolongamento da Rua Carmen Savala, que será estendida até a Avenida Panaíno, criando uma nova alternativa viária para quem segue em direção à região central da cidade, à Vila Real e, futuramente, com o prolongamento da Panaíno, ao bairro Nova Europa, com acesso à Rodovia Anhanguera.

“Além do lazer e da valorização ambiental, estamos promovendo a mobilidade urbana. Esse novo eixo viário facilitará a vida de quem mora nesses bairros e precisa se deslocar até o Centro ou para outras regiões da cidade. Tudo isso com responsabilidade ambiental e foco na qualidade de vida da nossa gente”, completou o prefeito.

A obra também faz parte do plano da Prefeitura de Hortolândia de criar corredores ecológicos urbanos, que integram preservação ambiental com infraestrutura urbana. A proposta é valorizar os recursos hídricos da cidade, como o Ribeirão Jacuba, e transformá-los em eixos estruturantes do crescimento sustentável do município.

“Com esse parque, não apenas cuidamos do meio ambiente e criamos um espaço de lazer, mas também promovemos dignidade. Moradores que antes conviviam com mato alto, lixo e insegurança terão agora uma área bonita, iluminada e cheia de vida. Esse é o modelo de cidade que queremos: inclusiva, verde e feita para as pessoas”, concluiu Zezé.

As obras estão em ritmo acelerado e a expectativa da prefeitura é entregar etapas do parque de forma gradual, conforme os serviços forem sendo concluídos. O novo Parque Ecológico se somará a outros espaços de lazer implantados pela administração municipal, como o Parque Socioambiental Lago da Fé e o futuro Parque do Jardim Amanda, ampliando ainda mais as opções de lazer e contato com a natureza em Hortolândia.


Deixe um comentário