Nova Odessa terá modernos sistemas eletrônicos para impulsionar gestão
Entre os destaques estão os inéditos Protocolo e Processo Eletrônicos, que eliminarão o uso de papel nas repartições públicas; sistema é auditável e vai acelerar tramitação de documentos, decisões administrativas e serviços ao cidadão
A Prefeitura de Nova Odessa está ganhando novos e modernos
sistemas eletrônicos de gestão pública. Além da modernização de todos os
“módulos” já utilizados pelos diversos órgãos da prefeitura, o novo projeto
traz novidades, como os inéditos Protocolo e Processo Eletrônicos – um grande
passo em direção aos conceitos de “Governo Sem Papel” e de “Cidade Inteligente
e Conectada”.
O novo módulo de Processo Eletrônico, já em fase de testes
internos e treinamento das equipes, vai eliminar gradualmente a utilização das
pastas coloridas que podem ser vistas sobre as mesas nas repartições
municipais. Além disso, o novo sistema é totalmente auditável, garantindo a
legalidade e segurança das informações.
“Estamos dando mais um grande passo em direção a uma
prefeitura cada vez mais moderna, eficiente e também sustentável, agilizando a
tramitação dos processos, a tomada de decisões e economizando milhares de
folhas de papel – e principalmente, economizando o tempo do servidor e do
cidadão”, comentou o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), ao anunciar a
novidade.
A licitação foi vencida pela empresa SMARapd – a mesma que
fornece os atuais softwares para a prefeitura na Tributação, Contabilidade,
Protocolo (físico), Recursos Humanos, Gestão do Cemitério, Dívida Ativa, Nota
Fiscal Eletrônica, Suprimentos e Contratações, Patrimônio, Almoxarifado e
Transparência.
Além de substituir todos estes sistemas antigos por suas versões mais modernas e eficientes, todas baseadas em acesso à internet (“web”), o novo projeto acrescenta módulos para Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho, Projetos de Obras (como emissão de alvarás, “habite-se” e certidões), REDESIM/FacilitaSP (de abertura e encerramento simplificado de empresas de forma totalmente online), Deca (Domicílio Eletrônico do Contribuinte), Gestão de Frota e um novo Controle e Gestão de Frequência dos Servidores.
PROCESSO ELETRÔNICO
Segundo Leandro Souza, gestor de TI (Tecnologia de
Informação) da Prefeitura, “o grande avanço é sem dúvida a implementação do
Protocolo e do Processo Eletrônicos”. “Agora, a integração entre os
departamentos vai acontecer de forma mais ágil, eficiente e segura,
beneficiando o município e o contribuinte e trazendo economia, eliminando a
necessidade de milhares de impressões mensais, custos de trânsito de processos,
hora/trabalho dos servidores e etc”, destacou.
Ele enfatizou ainda as vantagens do Processo Eletrônico para
os contribuintes, que poderão em breve “abrir” (ou “protocolar”) procedimentos
e requerimentos diversos junto às repartições públicas municipais diretamente
do seu computador ou celular, até mesmo de casa, sem a necessidade de
comparecer à Central de Atendimento do Paço Municipal. Toda a tramitação
interna do processo, até a resposta final ao contribuinte, passará a acontecer
“dentro” do sistema, de forma 100% eletrônica.
TREINAMENTO
Há cerca de três semanas, servidores municipais já vêm sendo
treinados pela empresa na utilização dos novos módulos, que estão sendo
gradualmente disponibilizados para cada departamento ou secretaria. Em alguns
casos, há uma fase de transição em curso.
A expectativa é que todos os módulos já estejam em
utilização até o final de julho de 2025, exceto o canal de protocolo de
Processos Eletrônicos pelos cidadãos, que deve ser oficialmente lançado pela
Prefeitura de Nova Odessa ao público até o final do ano, através de uma
campanha de divulgação e orientação de seus usos e funcionalidades. “Vamos
realizar todos os ajustes e validações deste módulo e de todos os demais
subsistemas antes de lançarmos a nova ferramenta ao público”, completou Leandro
Souza.
“Agradecemos à Prefeitura de Nova Odessa pela oportunidade
de contribuir com a modernização da gestão pública. A implantação do processo
digital não é apenas um avanço tecnológico, mas uma transformação real na vida
do cidadão — que agora passa a contar com mais agilidade, transparência e
facilidade no acesso aos serviços públicos”, finalizou o líder de implantação
Elienai Luiz Braga, da SMARapd e que vem promovendo os treinamentos das equipes
municipais.
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