Política
Setores da prefeitura serão integrados a plataforma online e cidade também terá ganho ambiental

Nova Odessa se prepara para lançar sistema digital que atenderá cidadão

Projeto avança com integração de setores municipais e vai garantir redução de custos, além de agilizar atendimento aos moradores que precisam de serviços públicos; proposta eliminará gradualmente o uso de documentos físicos na gestão

A Prefeitura de Nova Odessa deu mais um passo no projeto “Nova Odessa Sem Papel”, que tem como objetivo eliminar gradualmente o uso de documentos físicos na tramitação de processos administrativos. A iniciativa, que foi tema de reunião realizada neste mês de julho, com os membros do Comitê Gestor Municipal, vai agilizar os fluxos de trabalho, garantir maior transparência nos processos, além de reduzir custos operacionais e o impacto ambiental causado pelo uso excessivo de material impresso.

Na atual etapa, o projeto prevê a integração progressiva de todos os setores da administração municipal em uma plataforma única e digital. De acordo com o diretor de Tecnologia de Informação do município, Leandro de Souza, até dezembro de 2025 o sistema estará disponível para a população. “Em breve, os munícipes poderão registrar e acompanhar suas solicitações de forma totalmente digital, com mais transparência”, afirmou ele.

“Essa iniciativa representa mais um passo da Prefeitura de Nova Odessa em direção à modernização da gestão pública, reforçando o compromisso com a transformação digital e a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, destacou o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho (União).

Adaptação climática

Paralelamente, a Secretaria de Meio Ambiente da cidade iniciou a elaboração do Plano Municipal de Adaptação Climática, um documento estratégico que orientará as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da crise climática. O plano contemplará medidas de médio e longo prazo, incluindo um projeto de macrodrenagem para reduzir alagamentos e enchentes em áreas críticas da cidade, além de ações como o plantio e a poda preventiva de árvores antigas e de grande porte.

“Em ocasiões anteriores, já enfrentamos as consequências das mudanças climáticas. O novo plano, porém, reconhece oficialmente essa realidade e nos permite avançar na formulação de ações coordenadas, com foco na adaptação e mitigação dos impactos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Brocchi.

De acordo com ele, algumas metas previstas coincidem com ações que já estão em andamento. A prefeitura mantém o plantio contínuo de novas espécies arbóreas, criou recentemente uma brigada de incêndio e deu início a uma etapa do projeto de macrodrenagem em uma das regiões que mais sofrem com alagamentos, como a Avenida Ampelio Gazzetta.

A partir de agora, todas as secretarias municipais com atuação relacionada à questão climática serão envolvidas na elaboração do documento, que conterá um diagnóstico completo da situação climática local e o desenvolvimento de ações eficazes para minimizar os riscos envolvidos.


Deixe um comentário