Política
Segundo Murilo, loteria seria uma nova ferramenta para financiar áreas prioritárias

Murilo Rinaldo apresenta projeto que cria Loteria Municipal de Monte Mor

Proposta em tramitação na Câmara pretende estabelecer loteria com objetivo de gerar receita extra para os cofres da prefeitura e destinação para áreas essenciais; serviço de jogos pode ser operado por empresa privada em concessão

O prefeito Murilo Rinaldo (PP) apresentou à Câmara de Monte Mor um projeto de lei que cria a Loteria Municipal, com o objetivo de ampliar as receitas próprias do município sem aumento de impostos. O texto, que já está em tramitação, autoriza o poder público a explorar diretamente — ou por meio de concessão — jogos e modalidades lotéricas autorizadas.

Segundo o projeto, a loteria seria uma nova ferramenta para financiar áreas prioritárias como saúde, educação, segurança pública, assistência social, cultura e esportes. A proposta prevê que empresas especializadas possam operar o serviço por meio de concessão com prazo de 25 anos, renovável conforme interesse público. Todo o processo será regulado e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Finanças, com a possibilidade de firmar convênios com entidades públicas ou privadas.

“A criação da Loteria Municipal representa uma solução inovadora para enfrentar as demandas crescentes por investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança pública e assistência social. A loteria permitirá ao município gerar recursos adicionais que serão aplicados exclusivamente em projetos e programas voltados para o desenvolvimento social e o bem-estar da população. É importante destacar que o modelo de exploração dos serviços lotéricos proposto no projeto visa garantir a transparência e a eficiência da gestão pública, respeitando os princípios constitucionais e as normas gerais estabelecidas pela legislação federal. A concessão dos serviços será realizada mediante processo licitatório, assegurando a participação de empresas especializadas e a geração de receitas de forma sustentável. Com a loteria municipal, o município terá uma nova fonte de recursos que permitirá maior autonomia financeira e a realização de investimentos estratégicos, sem a necessidade de aumento de impostos ou criação de novos tributos”, argumenta Rinaldo.

De acordo com o projeto, a arrecadação líquida — valor total arrecadado menos o pagamento de prêmios, impostos e custos operacionais — será distribuída conforme critérios definidos pelo Executivo, com foco nos serviços públicos essenciais, caso seja aprovado o projeto. Além disso, os prêmios não reclamados em até 90 dias também serão revertidos ao município para aplicação nas áreas citadas.

O modelo de concessão seguiria a Lei Federal 14.133/2021, a nova Lei de Licitações. As apostas e bilhetes comercializados terão circulação restrita ao município de Monte Mor, e a prestação dos serviços será tributada pelo ISS (Imposto Sobre Serviços), conforme a legislação municipal, segundo a proposta. Caso aprovado, o Executivo terá 90 dias para regulamentar o funcionamento da loteria e iniciar os processos de concessão.

 

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