Política
Elogiado pelo prefeito Zezé Gomes, projeto deve utilizar atual malha ferroviária hortolandense

Hortolândia acompanha estudos da União para novo eixo ferroviário local

Município pode fazer parte da rota do VLT Campinas-Sumaré, com integração ao Trem Intercidades e ao Aeroporto Internacional de Viracopos, de acordo com análises realizadas pelo governo federal; proposta intensifica mudanças

Chegar até o Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas ou à capital paulista pode ficar mais rápido partindo de Hortolândia. Além da construção de novos dispositivos como viários e viadutos que integram os bairros e facilitam a chegada dos moradores até cidades vizinhas, um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) integrado ao Trem Intercidades (Campinas-São Paulo), pode ser implementado na cidade nos próximos anos. A obra do governo federal contemplará a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Com isso, projeta-se o desenvolvimento inteligente e sustentável para os próximos 30 anos na cidade.

A informação do início do estudo para a implantação deste meio de transporte foi dada pelo secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Hortolândia, Atílio André Pereira, após reunião recente com o Ministério das Cidades. Durante o encontro, na semana passada, foi apresentado o ENMU (Estudo Nacional de Mobilidade Urbana) da Região Metropolitana de Campinas.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o Ministério das Cidades informou que a extensão em quilômetros do eixo do VLT Campinas-Sumaré (atendendo Hortolândia), será de aproximadamente 25 km com capacidade para transportar mais de 50 mil pessoas por dia.

“O VLT em Hortolândia vem de encontro ao que a cidade planeja para a mobilidade urbana nos próximos 30 anos, aliando crescimento econômico e sustentabilidade ao desenvolvimento. Menos carros nas ruas, menos tempo de deslocamento para pessoas e planejamento para quem chega e sai da cidade todos os dias. O transporte ferroviário é uma contribuição importante e a parceria com o governo federal fortalece este sonho”, disse o prefeito Zezé Gomes (Republicanos).

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ideia inicial do projeto VLT Campinas-Sumaré é a interligação do eixo ferroviário Sumaré-Hortolândia-Centro de Campinas. Do Centro de Campinas, o passageiro de Hortolândia pode pegar outro eixo com extensão até o Aeroporto Internacional de Viracopos e, também, até o Trem Intercidades, onde, ali, será embarcado no trem que o levará até a capital. Para o VLT passar por Hortolândia, o projeto visa utilizar a atual malha ferroviária que a cidade já possui para o escoamento de cargas.

A ação tem como base a intervenção de obras financiadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com o objetivo de facilitar o deslocamento da população levando o crescimento, em diversas esferas, para os municípios contemplados. O governo federal ainda não divulgou o valor do investimento para a obra.

“O Ministério das Cidades deu início ao estudo de viabilidade para a implantação do VLT, a ideia inicial é utilizar a faixa de domínio da malha ferroviária que Hortolândia já tem para a implantação do VLT, diminuindo os impactos no trânsito. Porém, o traçado da linha pode ser alterado. Se necessário, além disso, iremos auxiliá-los na identificação dos melhores pontos para a criação de plataformas de embarque e desembarque, criando estações multimodais de integração”, comentou o diretor de projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.

“É preciso pensar em um transporte mais igualitário, sustentável e democrático para nosso município. Ir até o Aeroporto Internacional de Viracopos com mais facilidade, evitar o trânsito, chegar a São Paulo, até o Centro de Campinas ou ir até Sumaré através de um VLT será, sem dúvida, mais rápido, barato e sustentável que todas as alternativas existentes hoje. Esta parceria com o governo federal trará desenvolvimento econômico, agilidade, incentiva o crescimento da cidade, trazendo melhora na qualidade de vida da nossa população”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

ÔNIBUS ELÉTRICOS

Além da implantação do VLT Campinas-Sumaré, atendendo Hortolândia, a parceria com a União para o desenvolvimento da mobilidade urbana na cidade também é destaque com os oito novos ônibus elétricos que devem começar a circular na cidade ainda neste ano. Os ônibus são fruto de investimento do PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento).

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