Política
Ação integra programa Smart Suma, que aposta em tecnologia para tornar cidade mais segura

Henrique do Paraíso investe em app contra violência doméstica em Sumaré

Prefeito lança aplicativo ANA, ferramenta de segurança pública voltada ao combate da violência contra a mulher; com botão do pânico e resposta imediata, app já está disponível na Play Store e é totalmente conectado à Polícia Municipal

A gestão Henrique do Paraíso lançou o aplicativo ANA, que combate a violência doméstica em Sumaré, em uma iniciativa da prefeitura em parceria com a Polícia Municipal. O app é mais uma ferramenta de proteção para mulheres em situação de risco e já está disponível para download na Play Store, com lançamento futuro na Apple Store.

“Vagabundo que comete violência doméstica em Sumaré não tem mais vez. Quero convidar nossas mulheres a conhecerem nosso mais novo investimento em segurança pública da nossa cidade, o aplicativo ANA, que funciona através de tecnologia de informação e do Smart Suma, a Sumaré inteligente”, afirmou o prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos).

Com um simples toque no botão do pânico, o aplicativo aciona imediatamente as forças de segurança do município, garantindo uma resposta rápida e eficiente. “As mulheres podem estar baixando o app e, num simples toque, já abre o botão anti-pânico. Nossas forças policiais são acionadas automaticamente, dando mais qualidade de vida para nossas mulheres”, completou o prefeito.

A ação faz parte do Smart Suma, programa de modernização tecnológica que visa transformar Sumaré em uma cidade inteligente e mais segura. Inspirado no Smart Sampa, da capital paulista, o programa inclui ferramentas como reconhecimento facial, monitoramento inteligente, análise de dados com inteligência artificial e o sistema Muralha Paulista.

Os resultados após tecnologias implantadas em 2025 já começam a aparecer. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) mostram que Sumaré teve quatro casos de estupro entre janeiro e maio de 2025, contra seis casos no mesmo período de 2024, sinalizando uma queda nesse tipo de crime contra mulheres.

O prefeito também destacou a importância da participação ativa da população. “ANA, um novo investimento em segurança pública em Sumaré, pode ser a saída para muitas mulheres que vivem em silêncio e sofrem abusos diariamente. Com apenas um toque, o botão do pânico aciona a Polícia Municipal, garantindo resposta rápida, proteção e dignidade. Essa é mais uma ação real contra a violência doméstica. Porque proteger mulheres é salvar vidas. Todas as informações sobre o app estão disponíveis com a nossa Polícia Municipal de Sumaré no telefone 153. Compartilhe — alguém pode precisar”, publicou o prefeito nas redes sociais.

Nos primeiros seis meses de gestão, diversas ações foram priorizadas para ampliar a proteção e a sensação de segurança no município, como a instalação de uma Companhia do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) em Sumaré, medida que contribuirá para o combate ao crime organizado e para uma resposta mais rápida e eficiente às atividades ilícitas.

Outro avanço estratégico foi a modernização da estrutura do Centro Integrado de Coordenação e Controle (CICC). A sala de monitoramento recebeu um painel de visualização maior, novos softwares, mais operadores e integração de câmeras privadas ao sistema Muralha Paulista. A cidade também passou a integrar o primeiro Centro de Inteligência da Região Metropolitana de Campinas (CIM), voltado exclusivamente à segurança pública, fortalecendo o trabalho conjunto com os demais municípios da região.

 


Deixe um comentário