Henrique do Paraíso anuncia secretariado e determina auditoria nos contratos públicos
Entre os secretários municipais anunciados nesta terça-feira (2), destacam-se um general da reserva na Segurança Pública e um ex-secretário de Estado na Educação; na segunda-feira (6) governo inicia auditoria geral na municipalidade
Paulo Medina | Tribuna Liberal
O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos),
apresentou oficialmente nesta quinta-feira (2) sua equipe de secretários, que
será responsável pela condução do governo municipal. Henrique afirmou que o
quadro do time é técnico e anunciou uma auditoria geral nos contratos públicos
e na gestão financeira do município.
A nova administração possui nomes com experiência em áreas
estratégicas. Entre os secretários estão André da Farmácia, que acumula o cargo
de vice-prefeito e secretário de Governo; o general da reserva do Exército
Brasileiro Roberto Sebastião Peternelli Júnior, na Segurança Pública; Danilo
Azevedo, com passagens pela Secretaria Estadual de Educação de Tocantins e
Goiânia, na Educação; e Claudio Quercia, sobrinho do ex-governador paulista
Orestes Quercia, na Secretaria de Convênios.
Outros nomes confirmados incluem Roberto Guimarães na
Procuradoria Geral do Município, Maurício César Barbutti na Chefia de Gabinete
e Planejamento Urbano, Rafael Virginelli na Saúde, João Cleto na Comunicação,
Juninho Batista nos Serviços Públicos, e William Rodrigo Martoni na Mobilidade
Urbana e Rural. A equipe também conta com José Carlos de Oliveira (Gestão de
Pessoas e Recursos Humanos), Bruno Khouty (Gestão de Projetos e Obras), Cecília
Sousa Teixeira (Cultura e Turismo), Pedro Henrique Marques Rocha (Esporte e
Lazer), e Guilherme Dall’Orto (Sustentabilidade e Meio Ambiente).
A inclusão social será conduzida por Noemi Stein, enquanto
Débora Mikaelle Ventura Stein Sciascio, primeira-dama, assume a presidência do
Fundo Social de Solidariedade. O time é completado por Juninho do Valle na
Administração, Moisés Paschoalin na Habitação, Alisson Chuma no Controle e
Transparência, Ed Carlo Michelin no Desenvolvimento Econômico, e Ademir Teruel
na Secretaria de Finanças e Orçamento.
Henrique anunciou que, a partir de segunda-feira (6), terá início uma auditoria geral na municipalidade, abrangendo contratos públicos, patrimônio, orçamento e finanças. “Infelizmente, tenho dados técnicos que nos últimos quatro anos da nossa cidade, ao invés de crescer, ela encolheu. Nós, de 2020 para 2024, perdemos quase R$300 milhões de arrecadação entre ICMS e outros fundos de transferência. A gente tinha uma arrecadação de fundos de transferência entre ICMS e outros de quase R$800 milhões e, infelizmente, encolheu para aproximadamente R$550 milhões, R$580 milhões. Então, a gente teve uma queda de receita muito grande e agora com esse trabalho a gente vai atrair novas empresas, atrair novos investimentos, fazer a expansão econômica do nosso município, principalmente às margens da Rodovia dos Bandeirantes, criar o nosso polo tecnológico e industrial da cidade de Sumaré, na margem da rodovia dos Bandeirantes. Uma cidade muito bem localizada, com potencial, um trabalho onde temos faculdades, temos toda a qualificação necessária e vamos fazer a auditoria tanto do financeiro, uma dívida ativa para a cidade de Sumaré, que hoje está aproximadamente em R$ 580 milhões, trabalhar em cima dessa dívida para que a gente aumente a arrecadação do município para trazer o investimento, infraestrutura”, afirmou o prefeito.
MUTIRÕES
Henrique anunciou um plano de contingenciamento para
enfrentar os problemas de infraestrutura em Sumaré. A iniciativa inclui
mutirões de limpeza, manutenção de estradas rurais e urbanas, desobstrução de
vias, reparos emergenciais e melhorias na coleta e destinação de resíduos. Os
primeiros trabalhos já começaram nos bairros Dante Marmiroli e Paraíso, além de
áreas rurais, com o uso de maquinário pesado.
O cronograma detalhado das ações será divulgado e a
intensificação dos trabalhos está prevista para iniciar na segunda-feira (6).
“Estamos determinados a transformar Sumaré em uma cidade que
cresça de forma sustentável e que ofereça melhores condições de vida para
todos. Nosso compromisso é com a transparência e a eficiência, e contamos com
uma equipe técnica e dedicada para enfrentar os desafios e garantir o
progresso”, concluiu o prefeito.
PERFIL DOS SECRETÁRIOS DE SUMARÉ
- Governo
André Fernandes Pereira, o André da Farmácia, foi vereador em Sumaré e atualmente é o vice-prefeito, ao lado de Henrique do Paraíso. É formado em Farmácia e cursou Teologia. Começou a trabalhar cedo e também é empresário do setor de Farmácia, ao lado de seu pai, o vereador Welington da Farmácia.
- Segurança
Roberto Sebastião Peternelli Júnior é um general da reserva do Exército Brasileiro. Atuou na Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti. Liderou o Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, e a 2ª Região Militar, em São Paulo. Foi deputado federal por São Paulo. Tem diversos cursos militares e também foi coordenador de tais cursos. É especialista em segurança.
- Educação
Danilo Azevedo é professor e gestor. Foi secretário de Educação de Goiânia. Atuou na Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes de Tocantins. Sua atuação prima pela valorização de todos os profissionais da educação e no fortalecimento da qualidade da educação pública. Tem ampla experiência como gestor na área da Educação, em diversos estados brasileiros.
- Convênios
Cláudio Quércia Soares tem experiência no Poder Público, em
setores relacionados à modernização, controle, habitação, gestão, atração de
empresas, desenvolvimento econômico, na promoção de incentivos para empresários
e ao agronegócio. Participou de eventos internacionais na promoção de Campinas
e das cidades da região. Também atuou como diretor administrativo e financeiro
de renomados escritórios de advocacia.
- Procuradoria Geral de Sumaré
Roberto Guimarães é advogado há 26 anos. É professor de Direito Penal na Puc-Campinas. Atuou em casos de repercussão nacional. Também tem pós-graduações nas áreas de Direito Penal e Direito Eleitoral. Tem atuação destacada na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Atuando no Poder Público, atuou para que os índices de criminalidade diminuíssem.
- Chefe de Gabinete
Maurício César Barbutti é formado em Administração de Empresas, e em Processamento de Dados. Na iniciativa privada, foi gerente em empresas e atuou como coordenador. No Poder Público, também atuou em cargos de comando, na Secretaria de Esportes de Sumaré.
- Saúde
Rafael Virginelli foi secretário de Saúde de Sumaré, com atuação eficiente no fortalecimento da atenção básica e na gestão da urgência e emergência. Atuou de forma integrada com a Secretaria de Bem-Estar Animal, na promoção da garantia de direitos e saúde. É empresário do setor de saúde, na administração de farmácias, gestão de pessoas, recrutamento e tem experiência em formatar planejamentos estratégicos. É formado em Fisioterapia.
- Comunicação
João Cleto é formado em Direito pela Unip (Universidade Paulista). Tem MBA em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance. Foi diretor no Grupo Notícia de Comunicação, por cinco anos. É diretor executivo convidado na Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo.
- Serviços Públicos
Junior Francisco Batista, o Juninho Batista, é empresário há 25 anos em Sumaré e região. No Poder Público, foi subprefeito da Área Cura e gestor no setor cultural . É proprietário de uma empresa que presta serviços para animais.
- Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural
William Rodrigo Martoni é Tecnólogo em Construção de Edifício, com pós-graduação em Engenharia de Tráfego. Atualmente, está concluindo seus estudos na área de mobilidade urbana, segurança viária e sistemas de transportes.
- Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
José Carlos de Oliveira é graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, graduado em Administração de Empresas e técnico em Contabilidade. Possui cursos em técnicas de negociação e logística. Possui atuação destacada em empresas de grande, médio e grande porte. Também tem atuação em postos de comando no Poder Público.
- Gestão de Projetos e Obras
Bruno Khouty é engenheiro civil sênior, com 15 anos de experiência. É especialista em gestão de contratos de obras públicas. Tem atuação destacada em gerenciamento de equipes e conhecimento em processos envolvidos em projetos de infraestrutura. Também trabalhou em diversas empresas no Poder Público, em áreas relacionadas à infraestrutura.
- Cultura e Turismo
Cecília Sousa Teixeira é formada em Publicidade e Propaganda pela Unip (Universidade Paulista), no campus de Campinas. Tem experiência profissional na realização de eventos de grande porte, na formatação de peças de comunicação, em relacionamentos e captação de clientes, no treinamento de colaboradores, vendas, divulgação de eventos e organização de ambientes.
- Esportes e Lazer
Pedro Henrique Marques Rocha é o atual presidente do Conselho de Esportes de Sumaré. É graduado em Educação Física, com capacitações no Paradesporto pelo Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpico. Tem formação técnica em Administração e Informática. Foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol para Amputados.
- Sustentabilidade
Guilherme Dall’Orto é advogado, formado em 2002, e tem cursos de pós-graduação em Administração, Direito Ambiental, Constitucional, Licitações e Gestão Ambiental. Também é empresário. No Poder Público atuou no Departamento de Bem Estar Social e foi assessor jurídico na Câmara de Sumaré.
- Inclusão Social
Noemi Stein é empresária, foi conselheira do Fundo Social de Sumaré, e durante a sua vida tem o histórico de colaborar com diversas ações sociais, em prol das pessoas mais carentes.
- Fundo Social
Débora Mikaelle Ventura Stein Sciascio é a Primeira-Dama de Sumaré e mãe da Liz, de cinco anos. Atua como Protetora Animal, com cursos de adestramento, massoterapia animal, aromaterapia animal, banho e tosa e é graduanda em psicanálise.
- Administração
Antonio Fiel do Valle Junior é empresário do setor de empreendimentos imobiliários e de outras empresas de ramos diversificados. No Poder Público, foi gestor e incentivador de Políticas Públicas. Atualmente, está cursando Gestão Pública. Tem cursos sobre prestação de contas, gestão fiscal, planejamento estratégico, gestão de crise e de pregoeiros.
- Habitação
Moisés Paschoalin é funcionário público da Prefeitura de Sumaré desde 2000. Foi secretário de Meio Ambiente, e também superintendente ambiental. Atualmente, é graduando em Engenharia Ambiental. Tem cursos de perito ambiental, licenciamento ambiental e fauna e flora.
- Controle e Transparência
Alisson Táriquis Chuma é formado em Direito, trabalha na área imobiliária, com experiência no Poder Público nas áreas de Inclusão Social e Convênios. É empresário desde 2013, em Sumaré e região. Fez o curso de Transações Imobiliárias.
- Desenvolvimento Econômico
Ed Carlo Michelin é graduado em pedagogia, tem pós-graduações nas áreas de gestão de pessoas e em Direito Administrativo. Tem ampla experiência por ter atuado na iniciativa privada, e em cargos de comando no poder público. Atuou em órgãos como o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), como fomentador de qualificação profissional e geração de empregos. Tem experiência na articulação no relacionamento da iniciativa privada com o poder público.
- Finanças e Orçamento
Ademir Teruel é formado em Gestão Pública, com ênfase em
Finanças. Tem experiência de 20 anos no Poder Público, nas pastas de Finanças e
Administração Pública, foi assessor parlamentar na Câmara de Sumaré, na Alesp
(Assembleia Legislativa de São Paulo) e gestor de convênios em cidades da
região.
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