Política
Durante a paralisação, sacos de lixo se acumularam nas ruas da Região Central e bairros

Falhas na coleta de lixo em Monte Mor são denunciadas ao Ministério Público

Câmara de Vereadores também vai acompanhar a prestação do serviço essencial, após paralisação de cinco dias

Beto Silva | Tribuna Liberal

O serviço de coleta de lixo em Monte Mor foi alvo de denúncia na Câmara Municipal e no MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo). Após receber queixas de moradores, o vereador Bruno Leite (União) disse nesta quinta-feira (12) que levou o caso ao Ministério Público para que seja apurado. “Acionei o Ministério Público, conversei com o MP e as medidas cabíveis já estão sendo tomadas tanto por parte dos vereadores como pelo Ministério Público”, informou.

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (9), o presidente da Câmara, Altran José (MDB), afirmou que estava ocorrendo acúmulo de lixo no Jardim Nova Alvorada e em praticamente todos bairros do município. “Recebi várias ligações informando que desde segunda-feira passada o caminhão de lixo não recolhe os lixos na nossa cidade”, afirmou.

“Isso é vergonhoso, é serviço essencial. É a mesma coisa que estar faltando médico no município”, comparou o parlamentar. “Através desse lixo, vem as doenças para a população”, afirmou Altran, ressaltando que entrou em contato com a prefeitura, cobrando uma solução, o que não havia ocorrido até aquele momento.

“Cobrei, liguei para o pessoal do Executivo, me disseram que estavam fazendo o pagamento da empresa terceirizada, responsável pela prestação do serviço e hoje foi encontrado um caminhão de lixo, um caminhão, fazendo a recolha aqui no Centro. Então, quer dizer que os bairros são esquecidos, realmente”, reclamou o vereador no discurso. 

Vereador Bruno Leite disse que procurou o Ministério  Público e garantiu que ‘medidas cabíveis serão tomadas’  

O parlamentar ainda disse que recebeu vídeos da situação no bairro São Sebastião, onde havia “até urubu no lixo”, sinalizando que o acúmulo ocorre há bastante tempo - ou seja, que a coleta não tem sido realizada naquele bairro. “Nossa cidade merece ser limpa, de acordo”, afirmou. “Está horrível a nossa cidade e o prefeito cada vez abandonando mais”, criticou.

A ausência do serviço de coleta de lixo desde a última sexta-feira (6) na Região Central e bairros próximos foi noticiada pelo Tribuna Liberal na terça-feira (10). Moradores usaram as redes sociais para protestar contra a prefeitura.

Nelson Brasil, morador do Centro, relatou na ocasião, que o serviço de coleta, geralmente realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, não havia sido feito desde a sexta-feira (6) até a segunda-feira (9). “Acredito que estão fazendo coleta nos bairros”, disse ele, ao enviar fotos da rua onde mora, com grande quantidade de lixo ainda acumulada na tarde desta terça-feira.

Na segunda-feira a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor informou que houve um problema na coleta na sexta-feira (6), mas a situação teria sido resolvida no sábado (7). A administração municipal informou que o serviço seguia em execução e deveria ser totalmente normalizado até a quarta-feira (11).

Deixe um comentário