Política
Hora da verdade: eleitores escolhem neste domingo entre Henrique e Willian quem vai governar Sumaré

Ao menos 128,7 mil eleitores devem comparecer às urnas neste domingo e escolher o futuro prefeito de Sumaré

Ao menos 128,7 mil eleitores devem comparecer às urnas neste domingo e escolher o futuro prefeito de Sumaré

Município tem mais de 203 mil eleitores aptos a votar, mas abstenção totalizou mais de 50 mil pessoas no primeiro turno; candidatos realizaram semana de intensa polarização nas redes sociais

Da Redação | Tribuna Liberal

Neste domingo (27), ao menos 128,7 mil eleitores de Sumaré devem comparecer às urnas para escolher o próximo prefeito da cidade. No primeiro turno, realizado em 6 de outubro, a cidade registrou um total de 147.191 votos válidos, mas desse montante, 8.889 eleitores votaram em branco, representando 6,04% do total, e 9.558 anularam o voto, equivalendo a 6,49%. Descontando os votos nulos e brancos, 128.744 eleitores de Sumaré escolheram um dos cinco candidatos que disputaram o cargo de prefeito no primeiro turno.

Agora, o segundo turno é disputado entre Henrique do Paraíso (Republicanos) e Willian Souza (PT), que foram os mais votados. Henrique do Paraíso obteve 57.171 votos, o que representa 44,41% dos votos válidos, enquanto Willian Souza recebeu 40.550 votos, 31,50% dos válidos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sumaré tem pouco mais de 203 mil eleitores aptos a votar nas eleições deste domingo.

Uma vez confirmada a manutenção dos votos dos eleitores que preferiram escolher candidatos em detrimento de se abster, anular ou votar em branco, pelo menos 128.744 eleitores são esperados nas urnas para indicar o nome de Henrique ou Willian. O número de eleitores votantes, contudo, também pode aumentar diante da polarização intensa observada na semana decisiva do pleito nas redes sociais, entre o candidato da direita, Henrique, e o candidato da esquerda, Willian.

Henrique do Paraíso, de 39 anos, é empresário, casado, possui ensino superior incompleto e declarou um patrimônio de R$ 176.596,44. Ele tem como candidato a vice-prefeito André da Farmácia (MDB), de 34 anos. A chapa de Henrique faz parte da coligação “Sumaré para Todos”, composta pelos partidos Republicanos, PL, Solidariedade, MDB, PMB, Agir, DC e Podemos.

Do outro lado, Willian Souza, de 37 anos, é vereador, também casado, possui ensino superior completo e declarou um patrimônio de R$ 243.500. Seu candidato a vice-prefeito é Décio Marmirolli (União Brasil), de 71 anos. Willian integra a coligação “Unidos por Sumaré”, formada pelos partidos PT, PCdoB, PV, União, PDT, PSB, Avante e PRD.

Logo após o resultado do primeiro turno, os dois candidatos intensificaram suas campanhas para conquistar os eleitores que não votaram neles inicialmente, além de tentar reduzir a taxa de abstenção, que foi de mais de 50 mil votos. O segundo turno será decisivo para o futuro de Sumaré, já que o novo prefeito será escolhido neste domingo nas urnas para os próximos quatro anos.

Deixe um comentário