Política
Parlamentar apontou que apenas uma linha faz trajeto entre bairro e a metrópole

Ana Perugini vai à Artesp e cobra mais ônibus de Hortolândia para Campinas

Após reunião em São Paulo, representantes da agência e da empresa responsável pelo transporte metropolitano na região estiveram no bairro Nova Europa; estudo para alterações já foi iniciado e deve ser concluído em até 20 dias

A deputada estadual Ana Perugini (PT), vice-presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa (Alesp), pediu à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) a ampliação do número de linhas de ônibus que levam passageiros do Jardim Nova Europa, em Hortolândia, para Campinas.

A solicitação foi feita na quarta-feira (16), na capital paulista, durante reunião com representantes da agência, que está assumindo as atribuições da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) após mudanças feitas pelo Governo do Estado.

Na sede da Artesp, a parlamentar foi recebida pelo presidente da agência, André Isper Rodrigues Barnabé, e pela superintendente de Transportes Públicos, Jamille Consulin. Também participou da reunião o professor Jhony Fernando Goes Barducci, representando os moradores.

O encontro ocorreu menos de 24 horas depois de a deputada Ana Perugini se reunir com um grupo de moradores e moradoras do bairro hortolandense, que têm dificuldade para ir e voltar do trabalho na cidade vizinha, devido à falta de alternativas no transporte metropolitano.

“Entregamos um ofício à Artesp pedindo a reestruturação de linhas e pontos de parada na região do Jardim Nova Europa, para que os moradores que trabalham em shoppings de Campinas ou precisam passar por atendimento médico na Unicamp o façam com dignidade e segurança”, afirmou Ana Perugini.

Com apenas uma linha fazendo o trajeto entre o bairro e Campinas - a 695 (Centro) -, trabalhadores precisam cruzar o chamado “buracão” (um lugar deserto e sem iluminação), ao lado do novo viaduto construído no local, para recorrer a linhas metropolitanas que saem de Sumaré - 653, 654 e 746 - e têm no itinerário pontos como a Unicamp e o Shopping Parque Dom Pedro.

VISITA AO NOVA EUROPA

Na tarde de quinta-feira (17), o agente de gestão operacional da Artesp, Elias de Oliveira, o gerente operacional da empresa Capellini, Jeferson Mattos, e Joabson de Medeiros, representante do consórcio BUS +, responsável pela operação do sistema metropolitano da Região Metropolitana de Campinas, estiveram no bairro para avaliar possíveis alterações que atendam às necessidades dos moradores.

Após reunião com o assessor parlamentar Benê Lima, que representou a deputada Ana Perugini, e o professor Jhony Barducci, eles assumiram o compromisso de realizar um estudo de viabilidade e impacto de possíveis mudanças que melhorem o transporte para os moradores.

Além da ampliação de horários da linha 695 (Hortolândia-Campinas/Centro), outra proposta é alterar o itinerário da 746 - que sai de Sumaré, passa pelo Terminal Metropolitano de Hortolândia e segue para Campinas (Unicamp e Parque D. Pedro Shopping) -, para que ela passe dentro do Jardim Nova Europa. Também foi colocada pelo representante dos moradores a necessidade de uma linha que passe pelo bairro com destino ao Shopping Iguatemi.

“Agradecemos à deputada Ana Perugini e à sua assessoria por nos ouvir e se empenhar nessa luta. Há muito tempo reclamamos e aguardamos a criação de uma linha Unicamp-Shopping dentro do bairro e mais horários para Campinas nos horários de pico, para que não precisemos ir até o terminal do Padre Anchieta ou atravessar o ‘buracão’ para pegar o ônibus no Parque Bandeirantes [Sumaré]. Acredito que nosso pedido, desta vez, será atendido”, avaliou o professor Jhony.

De acordo com os representantes da Artesp e da empresa Capellini, o estudo completo deve ser concluído em até 20 dias.


 

Deixe um comentário