Polícia
Operação da Força Tática resultou na detenção dos suspeitos e apreensão de equipamentos eletrônicos

Idosa está entre detidos por golpe a assistidos do INSS em Hortolândia

Cézar Oliveira | Tribuna Liberal

Policiais militares da Força Tática prenderam três pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na noite desta segunda-feira (12), na Rua Florianópolis, no bairro Residencial João Luiz, em Hortolândia. Entre os detidos está uma idosa de 74 anos, que, segundo a polícia, era responsável por realizar os saques de benefícios em agências bancárias. Ela se aproveitava da aparência frágil e da idade avançada para não levantar suspeitas.

A Polícia Militar chegou ao local para investigar uma denúncia de desaparecimento. No entanto, os agentes notaram uma movimentação suspeita dentro de um imóvel, onde funciona um lava-rápido. Um homem tentou fugir pelo telhado, mas foi cercado e detido. Durante a abordagem, ele confessou que havia materiais ilegais na casa, como computadores e procurações fraudulentas utilizadas para aplicar golpes contra o INSS.

No interior da residência, os policiais encontraram computadores ligados, celulares, pen drives, cartões de memória e uma grande quantidade de documentos com dados sensíveis de terceiros. As telas dos computadores ainda exibiam páginas de consulta de benefícios sociais.

Um homem de 47 anos confirmou que todo o material era utilizado em fraudes. A polícia apreendeu sistemas de manipulação cadastral e procurações falsas. A idosa, que também estava na casa, foi presa e, assim como o homem, possui antecedentes criminais por estelionato.

Computadores e celulares foram apreendidos e encaminhados à sede da Polícia Federal de Campinas. Entre os detidos, o homem de 47 anos ficou preso por ser procurado por estelionato. Já a idosa será investigada por falsidade ideológica, e outro rapaz foi liberado após prestar depoimento como testemunha.

Deixe um comentário