GCMs são habilitados para uso dos fuzis carabina calibre .40
Efetivo da corporação de Nova Odessa finalizou treinamento
para utilização da arma, que foi adquirida recentemente
Parte dos 45 integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa participaram nesta semana, durante três dias (de 25 a 27/04), do treinamento especial para habilitação na utilização dos novos fuzis carabina CTT .40 adquiridos recentemente pela gestão municipal. Todos os agentes municipais já haviam passado, anteriormente, pelo mesmo processo para aprender a manusear as novas pistolas 9mm.
Cada curso de adaptação aos novos calibres tem duração de 40 horas, além da parte prática (com 100 disparos). O terceiro e último módulo é esta avaliação prática final.
No caso das carabinas, a prática está sendo realizada pelos primeiros 25 membros da GCM de Nova Odessa, divididos em dois grupos, no estande de tiro Parabelum, em Americana. Com isso, os agentes municipais ficam totalmente habilitados para o uso das novas armas de maior poder de fogo.
“Ter à disposição um armamento novo e moderno, com as instruções adequadas, eleva o nível dos profissionais que o utiliza. É isso que buscamos: uma Guarda Municipal capacitada e equipada para garantir a segurança da nossa população ao lado das polícias Civil e Militar, com as quais mantemos uma excelente parceria”, afirmou o prefeito Cláudio José Schooder (PDT), o Leitinho.
“Após cumprida a carga horária de instrução teórica em sala de aula, os guardas municipais tiveram a parte prática, de fundamental importância no complemento à habilitação para uso desse armamento, a carabina, que foi entregue pelo prefeito junto com as novas pistolas 9mm”, explicou o chefe de Segurança do Município, coronel Carlos Fanti.
O novo armamento foi adquirido pela Administração Municipal e entregue à corporação em fevereiro deste ano. A compra faz parte de um processo de modernização do equipamento da Guarda Civil Municipal iniciado ano passado pela atual gestão. O investimento da Prefeitura foi de R$ 125 mil, com recursos próprios.
Esse primeiro “pacote” incluiu dois fuzis carabina calibre .40, uma espingarda tática “pump” calibre 12, oito pistolas calibre 9mm com corpo em polímero e 7 mil munições dos calibres .40 e 9mm. As armas são personalizadas a laser com o brasão do Município, a marca da Guarda e o número de patrimônio, dificultando seu extravio.
“O curso segue as instruções normativas da Polícia Federal e demais legislação que regulamenta a questão. Em seguida, vem a maneabilidade da nova arma. Por fim, há a avaliação, no qual o GCM é submetido a uma prova de proficiência. Para o agente proporcionar a segurança do cidadão, ele tem primeiramente que ter a sua segurança, e esse novo armamento oferece isso aos GCMs, que agora estão treinados e habilitados para seu uso”, explicou o comandante da corporação, Luciel Carlos de Oliveira.
Deixe um comentário