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Etapas seguidas pela concessionária garantem potabilidade da água distribuída à população

Tratamento da BRK em Sumaré produz 72,9 milhões de litros de água por dia

Para que a água chegue tratada, potável e pronta para consumo nos imóveis de Sumaré, ela passa por um longo e rigoroso processo que se inicia nas captações de água bruta. Na sequência, o recurso é transportado pelas adutoras que o conduzem até as duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) locais, onde é submetido a diversos procedimentos que asseguram sua qualidade até ser distribuído pela BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.

Ao chegar nas ETAs, a água passa por quatro processos: floculação, decantação, filtragem e desinfecção. Após passar por todas essas etapas, a água tratada é enviada para os 30 reservatórios da cidade e, por meio das redes de distribuição, chega aos imóveis.

Em média, são captados 750 litros por segundo (L/s) do Rio Atibaia, que é o principal manancial da cidade e responsável por abastecer 70% da população. São 52 milhões de litros de água produzidos diariamente na ETA II, Estação de Tratamento de Água no Parque Itália.

Já das represas do Marcelo, Horto I e Horto II, que abastecem 30% da cidade, são 340 litros por segundo (L/s) captados. Na ETA I, Estação de Tratamento de Água na Vila Menuzzo, são produzidos diariamente cerca de 20,9 milhões de litros de água.

“Considerando as duas estações de tratamento, são 72,9 milhões de litros de água produzidos diariamente para abastecer todo o município de Sumaré com água de qualidade. Temos um compromisso com o cliente de garantir o abastecimento de água de maneira contínua e com qualidade. Realizamos, de janeiro a agosto de 2025, 93.235 análises da água captada, produzida e distribuída à população. Em média, foram mais de 11.654 amostras analisadas a cada mês do produto para assegurar que a água que chega às torneiras dos moradores pode ser consumida”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.

MÊS DO CLIENTE

Como destaque do Dia do Cliente, celebrado nesta segunda-feira (15), a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, promove o Feirão Quinzena do Cliente BRK para negociação de débitos. A campanha é válida até o dia 19 de setembro e oferece condições exclusivas para os clientes regularizarem os débitos nesse período.

“Nosso objetivo é auxiliar os clientes no pagamento de suas contas pendentes, disponibilizando condições especiais durante este mês dedicado a eles. Com o Feirão Quinzena do Cliente BRK, oferecemos oportunidades para uma regularização dos débitos, reafirmando nosso compromisso com os clientes”, explica Adriano Mendonça, coordenador comercial da BRK em Sumaré.

Durante o Mês do Cliente BRK, os consumidores que têm faturas de água e esgoto em atraso podem obter descontos de até 50% para pagamento à vista e opções de parcelamentos.

Nos canais de atendimento da BRK, as negociações permitem pagamento em até 36 vezes. No cartão de crédito, os parcelamentos podem ocorrer em até 21 vezes, com negociações na agência virtual Minha BRK ou em sites parceiros: Serasa Limpa Nome e Flexpag.

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