Rodovias do Tietê estuda melhorias para entrada e saída de Hortolândia
Motoristas enfrentam congestionamentos diários e confusão no
trecho do km 8 da Rodovia SP-101, em Hortolândia; concessionária diz estar
analisando novas intervenções no local, que tem histórico de acidentes graves e
até mortes
Motoristas que saem ou acessam Hortolândia pela Rodovia
Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101) enfrentam diariamente
congestionamentos e confusão com sinalizações e alças de acesso — especialmente
no trecho localizado na altura do km 8+700, próximo à empresa EMS. A
Concessionária Rodovias do Tietê informou que está realizando estudos para
implantar novas melhorias no dispositivo, que já passou por alterações no ano
passado.
Em agosto do ano passado, a concessionária disse que
executou intervenções no local, incluindo o fechamento de uma das alças da
rotatória e a mudança no ponto de retorno para motoristas que desejam seguir em
direção à Avenida da Emancipação. O retorno foi deslocado em aproximadamente
500 metros. Segundo a empresa, a medida visava reduzir o risco de acidentes e
melhorar a fluidez, mas o impacto para os motoristas continua sendo motivo de
apreensão.
“O trânsito está bagunçado ali. De manhã cedo,
principalmente entre 7h e 8h, é um sufoco. Se você perde a entrada certa, tem
que dar uma volta e demora. Já vi muita gente fazendo manobra perigosa por
ali”, relata o motorista Marcos Rogério, que utiliza a via diariamente para
trabalhar em Campinas.
A Prefeitura de Hortolândia, em nota, esclareceu que as
alças de acesso à SP-101 são de responsabilidade da Rodovias do Tietê. A
administração municipal destacou que, do seu lado, tem feito a sua parte, com
ampliações como a terceira faixa na Avenida da Emancipação e na Rua Otávio
Rosolen, além de manutenções periódicas, como Operação Tapa-Buraco, repintura
de sinalização e instalação de radares.
Ainda segundo a prefeitura, o motorista tem como alternativa
o Corredor Metropolitano. “A Prefeitura de Hortolândia informa que a jurisdição
das alças de acesso à entrada da cidade pela Avenida da Emancipação é de
responsabilidade da Concessionária Rodovias do Tietê, responsável pela
administração da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). A Avenida
da Emancipação, de responsabilidade da prefeitura, possui terceira faixa, no
trecho entre a sede da Guarda Municipal e a empresa farmacêutica EMS,
facilitando o acesso para a rodovia. Do outro lado da Rodovia, no Jd. Terras de
Santo Antônio, a Rua Otávio Rosolen também possui terceira faixa de rolagem.
Além disso, as vias da cidade recebem periódicamente serviços como a Operação
Tapa-Buraco, repintura da sinalização de solo e a instalação de radares
controladores de velocidade, que contribuem com a segurança viária. O motorista
que deseja acessar os dois sentidos da SP-101 também tem como opção o Corredor
Metropolitano. A via cumpre todos os requisitos de segurança viária, inclusive
com corredor exclusivo para uso de veículos do transporte coletivo. Há alças de
acesso tanto para o sentido Campinas como para o sentido Monte Mor da rodovia.
Ao utilizar o Corredor Metropolitano, o motorista evita congestionamentos nos
horários de pico”, informou a prefeitura.
“As placas confundem um pouco, têm bloqueios que ninguém
entende direito, e isso causa risco de acidente”, afirma Susana Assis, que
também circula pela região. “Tem horário que é praticamente parado”, relata.
ACIDENTE FATAL
O trecho também tem histórico trágico. Em outubro de 2013,
Rosa Picone Alonso, de 88 anos, faleceu ao lado do filho, Nelson Perez Alonso,
em um acidente fatal na região. Eles seguiam para Campinas durante a madrugada,
onde a idosa fazia tratamento contra um câncer na Unicamp, quando o carro em
que estavam colidiu de frente com outro veículo.
Diante da complexidade do tráfego, a Rodovias do Tietê
avalia novas ações. “Atualmente, a Rodovias do Tietê monitora os efeitos da
alteração no tráfego local e, com base nos resultados obtidos, avalia novas
ações para ampliar ainda mais a segurança e o conforto dos motoristas”.
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