Geral
Monte Mor é a única cidade da região com crescimento de assassinatos neste ano

Região contabiliza queda de 40% nos homicídios dolosos, diz SSP

Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram redução nos assassinatos em Paulínia, Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa entre janeiro e maio deste ano; Monte Mor teve alta

As cidades da região contabilizam uma queda de 40% no número de homicídios dolosos nos primeiros cinco meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), foram 18 homicídios em 2025, contra 30 no ano passado. Somente Monte Mor aumentou a quantidade de assassinatos neste ano entre os municípios regionais, com alta de 33%.

Em Paulínia, os homicídios caíram de cinco para três casos, o que representa redução de 40%. Hortolândia também apresentou diminuição: foram três ocorrências em 2025, contra sete no mesmo período do ano anterior, redução de 57%.

Em Sumaré, a queda foi de 33%, saindo de 12 para oito casos. Nova Odessa é o destaque positivo deste ano, sem registro de homicídios entre janeiro e maio, enquanto em 2024 haviam sido contabilizados três ocorrências dessa natureza.

Monte Mor foi a única cidade que apresentou aumento. O município registrou quatro homicídios em 2025, contra três no mesmo período do ano passado, o que corresponde a um crescimento de 33%.

No total regional, o número de homicídios caiu de 30 para 18, resultado que expõe a diminuição da violência letal na região. Para as autoridades de segurança, a redução é fruto de ações integradas entre as polícias Civil e Militar, além de investimentos em inteligência policial e ampliação de rondas ostensivas.

A região segue o Estado na redução de mortes violentas. Contudo, Monte Mor vai na contramão ao ter aumento de assassinatos.

Segundo a SSP-SP, os homicídios apresentaram queda histórica no número de casos no Estado de São Paulo. Os dados da Secretaria da Segurança Pública indicaram que houve o menor número de crimes no território paulista desde 2001, quando as ocorrências passaram a ser contabilizadas.

Houve 1.029 homicídios dolosos entre janeiro e maio deste ano, 12 crimes a menos em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação apenas com o mês de maio, a quantidade caiu de 195 para 190 neste ano, redução de 2,5%.

“Em 2025, apenas o mês de abril registrou uma ligeira variação nas mortes intencionais em todo o Estado. Nos demais meses, foram as menores taxas de homicídios dolosos da série histórica. A maior queda em cinco meses aconteceu no interior paulista. O percentual reduziu 10,9% em comparação a 2024, chegando a 602 registros”, informou a SSP.

As Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) registraram 107 casos de feminicídios em cinco meses, sendo 26 em maio. Também foram elaborados 6.220 boletins de denúncias de estupro até maio, com 1.184 registros no último mês — redução de 4,9% no comparativo mensal com 2024.

HOMICÍDIOS

Paulínia: 3 casos

Hortolândia: 3 casos

Monte Mor: 4 casos

Sumaré: 8 casos

Nova Odessa: nenhum caso

Total regional: 18 homicídios

Deixe um comentário