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Serão 11 pontos de fiscalização entre os kms 121 e 137, com limite de velocidade de 80 km/h

Radares entram em fase de testes na SP-304 e fiscalização deve começar até fim de 2025

DER-SP informou que aparelhos iniciaram período de avaliação que deve durar até 45 dias antes da homologação final; previsão é que autuações eletrônicas comecem até dezembro na rodovia

Os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) ainda não estão aplicando multas. O Departamento de Estrada de Rodagem (DER-SP) informou que os radares começaram os testes técnicos, que podem durar até 45 dias. Após isso, cada aparelho precisa ser homologado, processo que leva até dois meses. A expectativa é de que, até dezembro deste ano, a fiscalização esteja ativa.

A SP-304 terá 11 pontos de monitoramento entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste, do km 121 ao 137, onde a velocidade máxima será de 80 km/h. Já no km 143, o limite será de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados.

No final de julho, circularam mensagens em grupos de WhatsApp dizendo que os radares já estavam multando. O DER desmentiu a informação e ressaltou que só após a conclusão de todas as etapas — instalação, testes e homologação — a fiscalização será iniciada oficialmente.

De acordo com o departamento, os pontos foram escolhidos com base em um mapeamento técnico que considerou índices de acidentes, registros de excesso de velocidade, traçado das vias, pontos críticos e até locais de travessia de animais.

Enquanto a SP-304 aguarda a finalização do processo, em Sumaré já há radares em funcionamento. Desde o dia 26 de agosto, motoristas que trafegam pela Rodovia Virginia Viel Campo Dall’Orto (SPA 115/330) podem ser multados caso ultrapassem o limite de 70 km/h no km 2,5.

Na semana anterior, outro radar foi ativado na Rodovia Adauto Campo Dall’Orto (SPA 110/330), no km 1,829, com limite de 60 km/h.

O presidente do DER-SP, Sergio Codelo, reforçou que a medida tem caráter preventivo. “O objetivo é salvar vidas. Esses equipamentos são instalados com critérios técnicos e ampla sinalização, para induzir o respeito aos limites de velocidade e reduzir acidentes nas rodovias estaduais”, declarou.

Segundo o DER-SP, as instalações fazem parte de um programa estadual para ampliar a segurança viária e reduzir o número de acidentes nas rodovias.


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