Radares entram em fase de testes na SP-304 e fiscalização deve começar até fim de 2025
DER-SP informou que aparelhos iniciaram período de avaliação
que deve durar até 45 dias antes da homologação final; previsão é que autuações
eletrônicas comecem até dezembro na rodovia
Os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados na
Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) ainda não estão aplicando multas. O
Departamento de Estrada de Rodagem (DER-SP) informou que os radares começaram
os testes técnicos, que podem durar até 45 dias. Após isso, cada aparelho
precisa ser homologado, processo que leva até dois meses. A expectativa é de
que, até dezembro deste ano, a fiscalização esteja ativa.
A SP-304 terá 11 pontos de monitoramento entre Americana e
Santa Bárbara d’Oeste, do km 121 ao 137, onde a velocidade máxima será de 80
km/h. Já no km 143, o limite será de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h
para veículos pesados.
No final de julho, circularam mensagens em grupos de
WhatsApp dizendo que os radares já estavam multando. O DER desmentiu a
informação e ressaltou que só após a conclusão de todas as etapas — instalação,
testes e homologação — a fiscalização será iniciada oficialmente.
De acordo com o departamento, os pontos foram escolhidos com
base em um mapeamento técnico que considerou índices de acidentes, registros de
excesso de velocidade, traçado das vias, pontos críticos e até locais de
travessia de animais.
Enquanto a SP-304 aguarda a finalização do processo, em
Sumaré já há radares em funcionamento. Desde o dia 26 de agosto, motoristas que
trafegam pela Rodovia Virginia Viel Campo Dall’Orto (SPA 115/330) podem ser
multados caso ultrapassem o limite de 70 km/h no km 2,5.
Na semana anterior, outro radar foi ativado na Rodovia
Adauto Campo Dall’Orto (SPA 110/330), no km 1,829, com limite de 60 km/h.
O presidente do DER-SP, Sergio Codelo, reforçou que a medida
tem caráter preventivo. “O objetivo é salvar vidas. Esses equipamentos são
instalados com critérios técnicos e ampla sinalização, para induzir o respeito
aos limites de velocidade e reduzir acidentes nas rodovias estaduais”,
declarou.
Segundo o DER-SP, as instalações fazem parte de um programa
estadual para ampliar a segurança viária e reduzir o número de acidentes nas
rodovias.
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