Geral
Delegacia Seccional de Americana: falta de laudo se soma a carências de pessoal nas unidades regionais

Prédios de delegacias da região não têm AVCB, afirma relatório do TCE

Unidades policiais da área da Delegacia Seccional de Americana operam sem laudo do Corpo de Bombeiros; documento é obrigatório para atestar segurança contra incêndios; sindicato dos delegados no Estado admite preocupação com caso

Relatório de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) revelou que unidades policiais ligadas à Delegacia Seccional de Americana — que atende cidades como Americana, Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Monte Mor — não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento obrigatório que atesta a segurança contra incêndios e pânico.

A constatação faz parte da análise das contas de 2023 da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), na qual também foram identificadas divergências em registros patrimoniais, falta de organização em pagamentos de diárias e carência de recursos humanos e infraestrutura no Estado. Apesar dos problemas, o TCE considerou as contas regulares, mas fez ressalvas e recomendações.

Segundo o documento, a ausência de AVCB não é exclusiva da região da Seccional de Americana, atingindo diversas unidades da SSP no Estado. Para o órgão fiscalizador, a falta do laudo compromete a segurança das instalações e dos servidores, e exige providências por parte da Secretaria.

O relatório ressalta que a obtenção e manutenção do AVCB deve ser tratada como prioridade, com acompanhamento contínuo, a fim de adequar todos os imóveis às exigências do Decreto Estadual nº 63.911/2018. Entre as recomendações estão a implementação de um sistema unificado de controle patrimonial, melhorias estruturais e planejamento para contratação de pessoal, via inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Embora o TCE tenha apontado avanços operacionais da SSP em 2023 — como a redução de índices criminais e implantação de novos sistemas tecnológicos —, o órgão reforçou que problemas estruturais, como a falta de AVCB, permanecem sem solução há anos e representam risco direto aos usuários e servidores das unidades policiais.

SINDICATO COMENTA

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) avaliou como “preocupante” o fato de as delegacias da região estarem sem AVCB, como apontado no relatório do Tribunal de Contas.

“O Sindpesp considera o documento imprescindível para que haja maior cuidado com a estrutura física dessas unidades onde os profissionais da Polícia Civil atuam, tanto para a preservação da integridade física dos profissionais, quanto dos cidadãos que buscam nossos serviços. O Sindpesp irá acompanhar de perto a situação para que os devidos ajustes, recomendados no relatório do TCE-SP, sejam providenciados”, afirmou a presidente do sindicato, Jacqueline Valadares, ao Tribuna Liberal.

OUTRO LADO

De acordo com a SSP-SP, a Polícia Civil informou que “já estão em andamento as providências necessárias para a obtenção dos Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nas unidades policiais da Seccional de Americana”. “Todas as delegacias já passaram pelo processo de recarga de extintores e apenas 10 unidades da Seccional necessitam de regularização do AVCB”, afirma a pasta estadual.

Deixe um comentário