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Nova travessia terá pontilhão iluminado e pista dupla, garantindo segurança para os motoristas

Obra de duplicação da passagem sob a linha férrea tem início em Nova Odessa

Intervenção vai acabar com congestionamentos constantes na região do ‘viaduto do Pezão’ e irá melhorar o acesso entre bairros e cidades vizinhas; projeto beneficia ligação entre Jardim São Jorge, Santa Rosa e Picerno, em Sumaré

A Prefeitura de Nova Odessa dá início nesta quinta-feira (10) às obras de duplicação da passagem sob a linha férrea que liga os bairros Jardim São Jorge e Jardim Santa Rosa, conhecida como “viaduto do Pezão”. Localizado entre as ruas Azil Martins e Goiânia, o trecho também dá acesso ao Jardim Picerno, em Sumaré, e é um dos pontos da cidade mais afetados por congestionamentos nos horários de pico.

A iniciativa foi viabilizada com esforços do prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), do vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho (União), e do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) junto à Rumo Logística, operadora da malha paulista de ferrovias.

A nova travessia contará com pontilhão iluminado e passagem dupla, o que trará mais segurança, conforto e agilidade no deslocamento entre os bairros e cidades vizinhas. A previsão é que os serviços estejam concluídos em 10 meses.

“Além de resolver um ponto crítico, essa obra vai melhorar a ligação entre Nova Odessa e Sumaré, e dar mais agilidade ao dia a dia de quem depende dessa rota”, afirmou o prefeito Leitinho.

As obras em si incluem a construção de uma nova passarela de pedestres no final da Avenida João Pessoa, ligando a Praça Central José Gazzetta ao Jardim Flórida, e a duplicação da passagem inferior entre a Azil Martins, no Jardim Santa Rosa, e a Rua Goiânia, no Jardim São Jorge.

A atual passagem entre o São Jorge e o Santa Rosa é estreita e comporta apenas uma mão de direção, “forçando” os motoristas que trafegam em direção à região do Picerno, em Sumaré, a “desviarem” por dentro da malha viária novaodessense. Por isso, o prefeito solicitou a duplicação.

Equipes da Rumo fizeram a sondagem do solo na área de domínio e adjacências da Praça Central José Gazzetta e da Estação Ferroviária – local onde será construída a nova passarela elevada, eliminando de vez o cruzamento de pedestres pela linha férrea.

As equipes também realizaram a sondagem nas proximidades do “viaduto do Pezão”. Segundo informações prestadas ainda em 2023 pela Rumo, as duas obras de segurança viária em Nova Odessa já possuem projetos executivos e todas as autorizações, e têm investimento estimado de R$ 22 milhões.

 

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