Geral
Ações implementadas por Hortolândia no setor energético se tornaram referência para o Governo Federal

Obra da usina fotovoltaica de Hortolândia está na fase final

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia está prestes a concluir uma importante etapa para se consolidar como município sustentável e inteligente. A prefeitura avança com a obra da usina de energia fotovoltaica sob a Ponte Estaiada. A unidade é a última das 21 usinas implantadas na cidade. A obra já está em fase final. De acordo com a Secretaria de Obras, já foi terminada a instalação das 1.568 placas solares que compõem a usina. Atualmente estão sendo executados os serviços de colocação de piso intertravado e de cercamento com gradis em volta da área onde está a usina.

Segundo a diretora do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, Fernanda Candido de Oliveira, após o término desses serviços a obra estará encerrada. Com isso, faltará somente a ligação da usina, serviço a ser realizado pela empresa CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Após isso, a usina estará pronta para funcionar.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Atualmente, Hortolândia já tem 20 usinas fotovoltaicas em funcionamento. As 21 usinas integram o Programa de Eficiência Energética da Prefeitura. O lançamento do programa aconteceu com a presença do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, em dezembro do ano passado. O programa integra o novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura. Na cerimônia de lançamento do programa, Silveira destacou que as ações implementadas por Hortolândia no setor energético são um modelo a ser seguido em âmbito nacional e se tornou referência para o governo federal.

O programa contempla a instalação das 21 usinas, que juntas vão gerar uma economia de R$4 milhões ao ano para Hortolândia. As usinas já em funcionamento foram instaladas em escolas da rede municipal de educação, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ginásios, dentre outros prédios públicos. A energia gerada pelas usinas equivalerá a 80% do consumo dos 199 prédios públicos de Hortolândia. Uma das usinas fotovoltaicas já em funcionamento é a do Palácio dos Migrantes Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini, inaugurado em maio deste ano em comemoração aos 33 anos de emancipação política de Hortolândia. A usina do paço é formada por 1.800 paineis solares.

O programa de Eficiência Energética da Prefeitura de Hortolândia já é tema de estudo de alunos da cidade. Uma prova disso é a visita de um grupo de jovens atendidos pela Associação Patrulheiros e Guarda Mirim. Eles vieram ao paço no mês passado para conhecer a usina fotovoltaica instalada na nova sede da Administração Municipal. A visita foi uma atividade extraclasse que os alunos realizaram como conclusão do aprendizado sobre os assuntos economia e consumo consciente de energia.

ILUMINAÇÃO DE LED

Outra ação importante do Programa de Eficiência Energética executada pela Prefeitura de Hortolândia é a implantação de sistema de iluminação de LED em áreas públicas. A Secretaria de Obras instalou postes com as novas luminárias em sete praças, localizadas em diferentes regiões da cidade, no mês passado.

Também em novembro, a prefeitura colocou postes de iluminação de LED com na quadra de tênis Emiliano Sanchez, que fica em uma praça localizada entre as ruas México e Bolívia, na divisa dos bairros Jardim Santa Clara do Lago e Parque Residencial Maria de Lourdes, próximo ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola).

Deixe um comentário