Geral
Serão instalados 20 conjuntos de lixeiras duplas em alumínio nas vias de maior movimento

Nova Odessa vai instalar lixeiras em vias de grande circulação de pessoas

Objetivo é melhorar nível de limpeza urbana nas principais áreas do município, simplificando e incentivando descarte correto de lixo, além de zelar pelo título de ‘Paraíso do Verde’ que caracteriza cidade; secretário destaca expectativas

Da Redação | Tribuna Liberal

A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa vai instalar novos conjuntos de lixeiras nos canteiros centrais e calçadas de pedestres das principais avenidas e ruas da cidade. A ideia é facilitar o descarte correto de itens como copos e garrafas utilizados por quem caminha ou passeia pelas vias mais utilizadas para esta finalidade, por exemplo.

A ação faz parte de uma iniciativa da pasta e tem como objetivo reforçar o cuidado com a limpeza da cidade, mantendo o título de “Paraíso do Verde” para Nova Odessa.

Os 20 conjuntos de lixeiras duplas em alumínio serão posicionados em locais estratégicos da cidade, sendo colocados em vias de grande circulação, incentivando a população a colaborar com a preservação da cidade e do meio ambiente. Os itens foram doados pela empresa WM ao município, em apoio às ações do Programa “Nova Odessa Cidade Limpa” 2025.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rafael Brocchi, a ação tem como foco fazer com que a população colabore com a limpeza da cidade, descartando lixo no lugar correto. “Sabemos que manter a cidade limpa é um dever de todos e essa é mais uma ferramenta que oferecemos à população. As lixeiras estarão em pontos de grande circulação, contribuindo para uma Nova Odessa mais organizada e limpa”, destacou.

Para o secretário-adjunto Diego Tonucci, “é uma importante ação também de educação ambiental, além de promover o descarte correto e facilitar o recolhimento”. “Infelizmente tem gente que ainda joga lixo no chão, muitos motoristas que jogam seu lixo pela janela do carro”, disse.

Descartar qualquer objeto pela janela do veículo em movimento é infração de trânsito e gera multa de R$ 140,00, com quatro pontos na carteira, além de poder causar acidentes gravíssimos.

As lixeiras foram doadas por uma empresa local, que preza pela preservação ambiental. A instalação está prevista para os próximos dias e receberão as lixeiras os locais onde existe maior circulação de pessoas, como as avenidas principais. “A expectativa é que aconteça uma redução significativa no descarte irregular de lixo na cidade. Além disso, estamos também realizando o plantio de árvores, a manutenção de áreas verdes e campanhas de educação ambiental”, finalizou o secretário.

A Campanha “Nova Odessa Cidade Limpa” visa a conscientização da população para a importância de descartar lixo, entulho, galhos e móveis velhos nos locais adequados, evitando a multiplicação do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, combatendo os alagamentos em vias públicas causados pelo entupimento de bocas de lobo e galerias e mantendo um ambiente urbano organizado.

Deixe um comentário