Geral
Período de chuva entre dezembro e março deve melhorar ainda mais a capacidade de abastecimento da cidade

Nova Odessa tem reserva de água na casa dos 70% e volume suficiente até abril de 2026

Coden Ambiental informou que reserva de água tratada de Nova Odessa abastece a cidade até final do primeiro quadrimestre mesmo em caso de estiagem prolongada; companhia destaca projeto da futura represa Recanto 4

A Coden Ambiental, empresa de saneamento básico de Nova Odessa, informou à vereadora Priscila Peterlevitz (União), que solicitou informações detalhadas sobre a reserva de água do município e planos de contingência, que o volume de reserva de água tratada do município, registrado em 1º de outubro de 2025, era de 70,11% da capacidade total.

Segundo a companhia, esse volume é suficiente para garantir o abastecimento da população até abril de 2026, mesmo em um cenário de chuvas abaixo da média ou estiagem prolongada. No entanto, a chegada do verão é acompanhada de chuvas torrenciais na região entre dezembro e março, o que deve melhorar ainda mais a capacidade de abastecimento da cidade.

A Coden destacou que existe um plano de contingência aprovado junto à ARES-PCJ, que é a agência reguladora dos serviços de saneamento.

A empresa também informou que há um projeto em andamento para a construção da represa de captação Recanto 4, atualmente em fase de pleito para obtenção de recursos financeiros. Além disso, em 2025 foram concluídas obras de substituição de redes e ligações de água nos bairros São Manoel e Setor Industrial Recanto, utilizando método não destrutivo, com o objetivo de reduzir perdas no sistema de distribuição.

A companhia afirmou ainda que realiza pesquisas contínuas de vazamentos em toda a cidade para minimizar desperdícios. A Coden frisou também o trabalho educativo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Todos os meses, são promovidas atividades lúdicas em escolas do ensino fundamental, abordando o uso consciente da água e a preservação ambiental.

Alunos a partir do 5º ano também participam de visitas guiadas às estações de tratamento, conhecendo o processo de captação e tratamento de água e esgoto. A companhia mantém em seu site a seção “Educação Ambiental > Semana da Água”, com materiais informativos e dicas práticas, além de promover palestras em empresas e divulgar conteúdo educativo em suas redes sociais.

ATUAÇÃO DO VICE

Conforme o Tribuna Liberal mostrou neste mês, Nova Odessa é referência regional em abundância hídrica. A cidade colhe os frutos de uma gestão rigorosa das represas e de investimentos constantes na redução de perdas.

Enquanto cidades vizinhas sofreram com instabilidade no abastecimento, o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, destacou as obras de manutenção, como a reforma da Adufa da Represa Lopes II, e citou o planejamento para ampliar a capacidade de armazenamento com a construção da Represa Recanto 4, projeto já licenciado pela Cetesb e em fase avançada para receber recursos do Novo PAC, do governo federal.

Autossuficiente e sem depender do Sistema Cantareira, o município adota ações antecipadas, manutenção preventiva e diálogo técnico entre secretarias. Considerado um dos vice-prefeitos mais atuantes da região, Mineirinho confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Nova Odessa, em eventual sucessão ao prefeito Claudio Schooder, o Leitinho, quer manter a segurança hídrica como pilar permanente e apostar em desenvolvimento sustentável e qualidade de vida como legado para a cidade.

 


Deixe um comentário