Geral
Município passou da 1.662ª para a 729ª colocação em avaliação nacional

Nova Odessa sobe 933 posições em ranking da qualidade da informação contábil e fiscal

Nova Odessa registrou um avanço expressivo no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. Em 2023, o município ocupava a 1.662ª posição e, em 2024, subiu para a 729ª colocação, um salto de 933 posições no levantamento realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O ICF (Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal), calculado a partir das informações enviadas pelos municípios ao Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), avalia a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais compartilhados pelas prefeituras com o Tesouro Nacional.

De acordo com o secretário-adjunto de Finanças e Planejamento, Jackson Candian, o resultado mostra que Nova Odessa está cada vez mais preparada para conquistar novos investimentos. “Subir 933 posições em um ranking nacional demonstra que Nova Odessa está aprimorando seus processos de prestação de contas. Quanto melhor colocado está o município, maior é a confiança da União para o repasse de verbas federais, o que amplia a nossa capacidade de investimento em infraestrutura e políticas públicas”, afirmou.

Os contadores do município, Alexsandro Brito e Lucas Leitão também celebraram o avanço. “Hoje conseguimos enviar informações mais completas, organizadas e confiáveis ao Tesouro Nacional, o que fortalece a imagem do município e dá mais segurança à população sobre o uso dos recursos públicos”, destacaram.

A metodologia adotada pela Secretaria do Tesouro Nacional é dividida em quatro dimensões e considera a capacidade dos entes federativos (municípios, estados e União) de apresentar relatórios fiscais e demonstrativos contábeis no Siconfi. O indicador cruza informações fiscais e contábeis para avaliar a qualidade da gestão das informações prestadas, levando em conta dados como as declarações de contas anuais, a matriz de saldos contábeis e os relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal.


Deixe um comentário