Geral
Mais de 20 kms de redes foram limpas em Sumaré para manter sistema de esgoto eficiente

Moradores devem ficar atentos ao descarte correto de resíduos e limpeza da caixa de gordura

BRK reforça cuidados com o sistema de esgoto diante do possível aumento da permanência das famílias em casa durante o recesso escolar; objetivo das recomendações é evitar entupimentos

Com a chegada das férias escolares, é comum que a rotina nas residências mude. Em muitos lares, as famílias tendem a passar mais tempo em casa, o que pode resultar em maior uso da cozinha e dos banheiros.

Esse cenário, ainda que não se repita em todos os casos, pode exigir mais atenção aos cuidados com o sistema de esgoto. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, reforça que o descarte inadequado de resíduos, como lixo e óleo de cozinha nas redes, está entre as principais causas de entupimentos e extravasamentos.

Alimentos jogados na pia, papel higiênico no vaso sanitário e gordura no ralo são exemplos de hábitos que podem causar transtornos dentro de casa e na rede pública. No primeiro trimestre de 2025 foram lavados 20,3 quilômetros de redes de esgoto em diferentes regiões do município. A ação faz parte da estratégia da BRK de manter o sistema em pleno funcionamento e contribuir para a qualidade de vida da população.

“Mesmo com as ações preventivas realizadas pela concessionária, é essencial que o uso adequado do sistema público de esgoto faça parte da rotina da população. Em períodos como as férias, em que pode haver uma permanência maior nos imóveis e, consequentemente, maior geração de resíduos, esse cuidado se torna ainda mais importante”, explica Késia de Paula, coordenadora de tratamento de água e esgoto da BRK em Sumaré.

Durante as limpezas realizadas, os resíduos mais comuns encontrados nas tubulações são fio dental, papel, brinquedos, absorventes, peças plásticas e gordura – principalmente proveniente do descarte incorreto de óleo de cozinha. “A rede pública coletora de esgoto é projetada para receber apenas 1% de sólidos e 99% de material líquido. Por isso, reforçamos: esgoto não é lixo”, alerta Késia.

Entupimentos nas redes causam prejuízos ambientais e riscos à saúde. A conscientização coletiva sobre o uso correto do sistema de esgoto é fundamental para garantir o bom funcionamento do serviço e o bem-estar da população, explicou a BRK.

DICAS DA BRK PARA EVITAR ENTUPIMENTOS

- Utilize a caixa de gordura e mantenha-a sempre limpa.

- Certifique-se de que seu imóvel possua uma caixa de inspeção acessível na calçada ou próxima a ela.

- Mantenha as tubulações de águas pluviais separadas das de esgoto.

- Armazene o óleo de cozinha usado em garrafas PET e encaminhe para os pontos de coleta da cidade. A lista está disponível em: https://www.brkambiental.com.br/sumare/coleta-de-oleo.

Deixe um comentário