Intervenção pode afetar abastecimento em mais de 90 bairros de Sumaré
Manutenção acontece na captação de água bruta do Rio Atibaia
e na ETA II, na terça-feira (12); fornecimento pode oscilar nos bairros das
regiões do Matão, Nova Veneza, Maria Antonia e Área Cura, e normalizar até o
fim da quarta-feira (13)
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e
esgoto em Sumaré, realiza na próxima terça-feira (12), uma intervenção
programada no Sistema II de abastecimento da cidade. As atividades, que estavam
previstas para o dia 29 de julho e foram reagendadas, ocorrem simultaneamente
na captação de água bruta no Rio Atibaia, na Estação de Tratamento de Água II
(ETA II) e em uma adutora de água tratada. Mais de 90 bairros podem ter
oscilações no abastecimento.
Na captação, as ações incluem a limpeza dos poços de baixa e
alta carga e do desarenador, essenciais para remover sedimentos e evitar o
desgaste de equipamentos; a substituição preventiva dos suportes das bombas de
baixa carga, que assegura o funcionamento contínuo; e a inspeção do sistema
desarenador para verificar suas condições estruturais e operacionais.
Na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), as atividades
consistem na instalação do transformador reserva na cabine primária,
assegurando maior segurança energética, e ajustes e atualizações no sistema
elétrico. Além da inspeção dos raspadores e da avaliação estrutural de um dos
decantadores, ambas fundamentais para o bom funcionamento do processo de
decantação e para garantir o bom funcionamento das estruturas envolvidas. E na
adutora de água tratada, localizada no Matão, a concessionária irá executar uma
manutenção.
A escolha por realizar a intervenção neste período de temperaturas mais baixas está relacionada ao menor consumo de água típico do inverno, o que contribui para minimizar eventuais transtornos. Além disso, ao ser programada e comunicada com antecedência permite que os moradores se organizem, mitigando os efeitos da intervenção. Durante a execução dos serviços, podem ocorrer oscilações no fornecimento de água nos bairros das regiões do Matão, Nova Veneza, Maria Antonia e Área Cura. O fornecimento de água será retomado de forma escalonada e a previsão é de que seja totalmente regularizado na noite da quarta-feira (13).
No Matão (parte baixa), a normalização ocorre na manhã de
quarta-feira, para o Residencial Emílio Bosco, Condomínio Jatobá, Jardim
Barcelona, Jardim Casa Verde, Jardim das Estâncias, Jardim Eunice, Jardim
Martins, Jardim Minezotta, Jardim Nova Terra, Jardim Paraíso I, Jardim Paraíso
II, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Júlia, Jardim Santa Rosa, Jardim São
Gerônimo, Jardim São Luís, Parque Fantinatti, Parque Residencial Regina,
Residencial Ideal Flamboyant, Residencial Parque Pavan, Vila Diva, Chácaras
Novo Horizonte, Parque Progresso I, Parque Progresso II e Jardim Lúcia.
Em parte dos bairros das regiões do Maria Antonia, Nova
Veneza e Área Cura, a normalização prevista é para a tarde de quarta-feira,
compreendendo o Alto de Rebouças, Jardim Dall’Orto, Jardim Santa Carolina, Jardim
Volobueff, Parque Residencial Salerno, Jardim Maria Luiza, Jardim Recanto dos
Sonhos, Parque Itália, Parque Sevilha, Jardim Dom Bosco I, Jardim Inocoop,
Conjunto Habitacional CDHU, Jardim Aclimação, Jardim Bom Retiro, Jardim São
Judas Tadeu I, Parque Bandeirantes, Residencial Recanto das Árvores, Vila
Operária, Jardim Santa Maria, Jardim das Águas, Jardim Davina, Jardim São
Francisco de Assis, Jardim Seminário, Jardim Vitória, Jardim Nova Veneza,
Jardim do Trevo, Jardim Mineápolis, Parque Ideal, Jardim Nossa Senhora
Conceição, Jardim Conceição, Chácara Nova Veneza, Parque Silva Azevedo, Parque
da Amizade, Jardim Santa Eliza, Parque Jatobá e Parque Virgílio Viel.
Em outra parte dos bairros das regiões do Matão, Maria
Antonia, Nova Veneza e Área Cura, a normalização é esperada para a noite de
quarta-feira, incluindo o Jardim Callegari, Jardim Danúbio Azul, Jardim
Denadai, Jardim Maracanã, Jardim Nova Esperança I, Jardim Nova Esperança II,
Jardim Santiago, Jardim São Francisco, Parque das Nações, Parque Santo Antônio,
Residencial Ipiranga, Residencial Itália, Residencial Santa Joana, Vila Sol
Nascente, Viva Vista, Jardim Dulce, Jardim Manchester, Cidade Nova, Conjunto
Habitacional Ângelo Tomazin, Jardim Amélia, Jardim dos Ipês I, Jardim dos Ipês
II, Jardim Maria Antonia, Jardim Viel, Parque Florely, Parque das Indústrias,
Chácara Novo Horizonte, Chácara San Martins, Condomínio Coronel, Jardim Lúcia,
Jardim Morumbi, Jardim Nova Aurora, Jardim Santa Catarina, Jardim Santa Olívia,
Parque Yolanda, Parque General Osório, Parque Progresso I, Parque Progresso II,
Residencial Santa Terezinha e Vila San Martin.
“Esse trabalho é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema e a continuidade da prestação do serviço com qualidade. A BRK orienta os moradores a manterem hábitos de consumo consciente”, informou a concessionária. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
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