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Técnicos da BRK realizam manutenção no sistema de abastecimento na próxima terça-feira (12)

Intervenção pode afetar abastecimento em mais de 90 bairros de Sumaré

Manutenção acontece na captação de água bruta do Rio Atibaia e na ETA II, na terça-feira (12); fornecimento pode oscilar nos bairros das regiões do Matão, Nova Veneza, Maria Antonia e Área Cura, e normalizar até o fim da quarta-feira (13)

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, realiza na próxima terça-feira (12), uma intervenção programada no Sistema II de abastecimento da cidade. As atividades, que estavam previstas para o dia 29 de julho e foram reagendadas, ocorrem simultaneamente na captação de água bruta no Rio Atibaia, na Estação de Tratamento de Água II (ETA II) e em uma adutora de água tratada. Mais de 90 bairros podem ter oscilações no abastecimento.

Na captação, as ações incluem a limpeza dos poços de baixa e alta carga e do desarenador, essenciais para remover sedimentos e evitar o desgaste de equipamentos; a substituição preventiva dos suportes das bombas de baixa carga, que assegura o funcionamento contínuo; e a inspeção do sistema desarenador para verificar suas condições estruturais e operacionais.

Na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), as atividades consistem na instalação do transformador reserva na cabine primária, assegurando maior segurança energética, e ajustes e atualizações no sistema elétrico. Além da inspeção dos raspadores e da avaliação estrutural de um dos decantadores, ambas fundamentais para o bom funcionamento do processo de decantação e para garantir o bom funcionamento das estruturas envolvidas. E na adutora de água tratada, localizada no Matão, a concessionária irá executar uma manutenção.

A escolha por realizar a intervenção neste período de temperaturas mais baixas está relacionada ao menor consumo de água típico do inverno, o que contribui para minimizar eventuais transtornos. Além disso, ao ser programada e comunicada com antecedência permite que os moradores se organizem, mitigando os efeitos da intervenção. Durante a execução dos serviços, podem ocorrer oscilações no fornecimento de água nos bairros das regiões do Matão, Nova Veneza, Maria Antonia e Área Cura. O fornecimento de água será retomado de forma escalonada e a previsão é de que seja totalmente regularizado na noite da quarta-feira (13).

No Matão (parte baixa), a normalização ocorre na manhã de quarta-feira, para o Residencial Emílio Bosco, Condomínio Jatobá, Jardim Barcelona, Jardim Casa Verde, Jardim das Estâncias, Jardim Eunice, Jardim Martins, Jardim Minezotta, Jardim Nova Terra, Jardim Paraíso I, Jardim Paraíso II, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Júlia, Jardim Santa Rosa, Jardim São Gerônimo, Jardim São Luís, Parque Fantinatti, Parque Residencial Regina, Residencial Ideal Flamboyant, Residencial Parque Pavan, Vila Diva, Chácaras Novo Horizonte, Parque Progresso I, Parque Progresso II e Jardim Lúcia.

Em parte dos bairros das regiões do Maria Antonia, Nova Veneza e Área Cura, a normalização prevista é para a tarde de quarta-feira, compreendendo o Alto de Rebouças, Jardim Dall’Orto, Jardim Santa Carolina, Jardim Volobueff, Parque Residencial Salerno, Jardim Maria Luiza, Jardim Recanto dos Sonhos, Parque Itália, Parque Sevilha, Jardim Dom Bosco I, Jardim Inocoop, Conjunto Habitacional CDHU, Jardim Aclimação, Jardim Bom Retiro, Jardim São Judas Tadeu I, Parque Bandeirantes, Residencial Recanto das Árvores, Vila Operária, Jardim Santa Maria, Jardim das Águas, Jardim Davina, Jardim São Francisco de Assis, Jardim Seminário, Jardim Vitória, Jardim Nova Veneza, Jardim do Trevo, Jardim Mineápolis, Parque Ideal, Jardim Nossa Senhora Conceição, Jardim Conceição, Chácara Nova Veneza, Parque Silva Azevedo, Parque da Amizade, Jardim Santa Eliza, Parque Jatobá e Parque Virgílio Viel.

Em outra parte dos bairros das regiões do Matão, Maria Antonia, Nova Veneza e Área Cura, a normalização é esperada para a noite de quarta-feira, incluindo o Jardim Callegari, Jardim Danúbio Azul, Jardim Denadai, Jardim Maracanã, Jardim Nova Esperança I, Jardim Nova Esperança II, Jardim Santiago, Jardim São Francisco, Parque das Nações, Parque Santo Antônio, Residencial Ipiranga, Residencial Itália, Residencial Santa Joana, Vila Sol Nascente, Viva Vista, Jardim Dulce, Jardim Manchester, Cidade Nova, Conjunto Habitacional Ângelo Tomazin, Jardim Amélia, Jardim dos Ipês I, Jardim dos Ipês II, Jardim Maria Antonia, Jardim Viel, Parque Florely, Parque das Indústrias, Chácara Novo Horizonte, Chácara San Martins, Condomínio Coronel, Jardim Lúcia, Jardim Morumbi, Jardim Nova Aurora, Jardim Santa Catarina, Jardim Santa Olívia, Parque Yolanda, Parque General Osório, Parque Progresso I, Parque Progresso II, Residencial Santa Terezinha e Vila San Martin.

“Esse trabalho é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema e a continuidade da prestação do serviço com qualidade. A BRK orienta os moradores a manterem hábitos de consumo consciente”, informou a concessionária. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

 


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