Geral
Reconhecimento facial e leitura de placas ampliam eficiência operacional em vias de Sumaré

Integração das forças de segurança de Sumaré recupera mais de 60% dos veículos furtados e roubados em 2025

Dos 608 veículos levados por bandidos entre janeiro e setembro deste ano, um total de 372 foram localizados, de acordo com levantamento do Tribuna Liberal; Smart Suma modernizou a vigilância e acelerou resposta policial

A atuação integrada das forças de segurança em Sumaré tem apresentado resultados em 2025, especialmente no combate ao crime patrimonial. Levantamento do Tribuna Liberal com base em dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) revelam que, entre janeiro e setembro, 372 veículos roubados ou furtados foram recuperados no município, de um total de 608 registros.

 Na prática, o índice representa 61,2% de recuperação, um desempenho que expõe a eficácia das operações de monitoramento e inteligência na cidade. Além da alta taxa de recuperação de veículos, o balanço aponta uma série de ações de impacto: 951 prisões foram efetuadas e 78 armas de fogo apreendidas no período, em uma repressão crescente às atividades criminosas.

Os resultados refletem o fortalecimento da estrutura operacional, a ampliação da tecnologia embarcada na segurança pública e a intensificação da presença da Polícia Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil em regiões estratégicas do município.

Entre as principais ações estruturantes da atual gestão está o programa Smart Suma, que colocou em 2025 o município na rota das chamadas cidades inteligentes. Inspirado no modelo Smart Sampa, de São Paulo, o projeto aposta em ferramentas avançadas para prevenir delitos, ampliar a sensação de segurança e fornecer respostas mais rápidas às ocorrências.

Um dos destaques é o reconhecimento facial, utilizado para identificar pessoas desaparecidas ou procuradas pela Justiça. Outro avanço é o sistema Muralha Paulista, instalado nos acessos da cidade, permitindo a leitura automatizada de placas de veículos em tempo real. O recurso dificulta rotas de fuga e aumenta a taxa de recuperação de veículos furtados ou roubados.

Além disso, o município investe em inteligência artificial, que cruza dados e auxilia agentes na tomada de decisões com maior precisão.

Outro avanço estratégico é a modernização do Centro Integrado de Coordenação e Controle (CICC). A sala de monitoramento recebeu um painel maior, novos softwares, mais operadores e passou a integrar câmeras privadas ao sistema Muralha Paulista.

Sumaré também passou a compor o primeiro Centro de Inteligência da Região Metropolitana de Campinas (CIM), reforçando a cooperação entre municípios.

BAEP EM SUMARÉ

O município recebeu ainda uma companhia do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), unidade voltada ao combate ao crime organizado e à repressão qualificada, aumentando a presença policial nas ruas.

A gestão também reativou o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e ampliou o efetivo da Polícia Municipal.


Deixe um comentário