Hortolândia implanta atendimento automatizado à população com chatbot
Prefeitura passou a utilizar Inteligência Artificial no WhatsApp do Setor de Fiscalização e ferramenta funciona 24 horas por dia com meta de reduzir fila, melhorar orientação aos moradores e agilizar demandas apresentadas pelos cidadãos
Hortolândia se moderniza e agora entra na era da IA
(Inteligência Artificial). A prefeitura implantou sistema de atendimento
automatizado à população por meio de um chatbot, software que simula conversas
entre pessoas, geralmente realizadas por chat ou mensagens escritas. A nova
tecnologia começou a funcionar esta semana no WhatsApp do Setor de
Fiscalização, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão
Estratégica, cujo número é (19) 99684-9268. O chatbot funciona 24 horas, de
segunda-feira a domingo.
De acordo com a secretaria, a função do chatbot é
estabelecer um contato inicial com o morador, recepcioná-lo e dar-lhe
orientações, com base em sua demanda ou necessidade. Inicialmente, o serviço
auxilia nas questões referentes à viabilidade de uso de solo, CNAE
(Classificação Nacional das Atividades Econômicas), CLI (Certificado de
Licenciamento Integrado), processos, dentre outros assuntos, itens e
documentos.
O objetivo da nova ferramenta tecnológica é agilizar o atendimento de demandas de moradores, orientação e esclarecimento de dúvidas. O chatbot foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. A estrutura base do chatbot foi feita com o auxílio de IA (Inteligência Artificial) para otimizar o processo de criação. Já a parte do atendimento propriamente dito, situação na qual o munícipe interage, foi escrita manualmente a fim de oferecer um melhor tratamento e dar orientações mais eficientes para os moradores, conforme cada caso.
WHATSAPP
Para dar maior agilidade ao atendimento, o chat disponibiliza um menu com seis itens. A Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica explica que o menu foi criado para fazer uma melhor filtragem, por tema ou questão, das demandas recebidas. Assim, o objetivo é evitar demora no atendimento e dar uma resposta com maior rapidez para o munícipe. Ainda de acordo com a secretaria, dependendo do tipo, assunto ou demanda, o chatbot foi programado para ele próprio resolver a demanda. A proposta é que o chatbot passe por processo de melhorias, com base em demandas e sugestões feitas pelos usuários.
GOVERNO DIGITAL
A implantação do chatbot é uma das ações que integram o
Programa Governo Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia. O foco
do programa é agilizar e modernizar cada vez mais o atendimento à população,
por meio do uso de tecnologias digitais e, com isso, diminuir o uso de papel
para emissão e impressão de documentos e processos, medida que impacta de forma
positiva e traz benefícios ao meio ambiente.
Outra ação do programa, prevista para ser implementada pela
prefeitura, é a implantação de wi-fi grátis para frequentadores do parque
socioambiental Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel. Essa e
outras ações da prefeitura estão na revista especial em comemoração aos 34 anos
de emancipação de Hortolândia.
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