Geral
Moradores seguem reclamando dos odores da ETE; prefeitura já fez reuniões com a Sabesp cobrando solução

Hortolândia aciona Cetesb, Arsesp e MP contra fortes odores fora da ETE

Administração municipal cobra soluções efetivas e questiona Sabesp por impactos à qualidade de vida de moradores de ao menos nove bairros, que chegaram a realizar manifestação contra problema na frente da estação de tratamento

A Prefeitura de Hortolândia realiza ações contra os constantes episódios de mau cheiro fora do território da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jatobá, que gera transtornos aos moradores de ao menos nove bairros adjacentes. Em resposta às inúmeras reclamações e ao desconforto nas regiões próximas à estação, a administração acionou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e o Ministério Público do Estado, cobrando providências.

A informação foi divulgada pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu Cesar (PSB). Cafu relatou que a prefeitura tem atuado “com firmeza” para cobrar soluções efetivas da Sabesp. “O desconforto relatado pelos moradores é real e tem merecido, por parte da administração, toda a atenção e empenho necessários. Já solicitamos à concessionária a antecipação do cronograma de obras e encaminhamos denúncias aos órgãos de fiscalização, o que já resultou em sanções aplicadas à empresa”, afirmou.

Cafu também destacou que o problema é de conhecimento da gestão municipal e vem sendo tratado com seriedade. “A atuação da prefeitura é técnica, transparente e voltada à busca de soluções duradouras, sem espaço para disputas político-partidárias. Nosso compromisso é com o bem-estar da população, não com discursos ideológicos”.

Segundo o vice-prefeito, o contrato de concessão com a Sabesp foi firmado em 1998, durante outra gestão, e a estrutura atual da ETE foi construída em administrações anteriores. “Trata-se de um contrato complexo, que impõe limitações jurídicas. A rescisão unilateral, por exemplo, traria elevado custo ao município e insegurança jurídica, exigindo forte respaldo legal. Por isso, todas as ações estão sendo conduzidas com responsabilidade e dentro dos trâmites técnicos”.

Cafu também informou que a prefeitura mantém o diálogo aberto com a população e está à disposição para tratar do tema por meio de reuniões presenciais, comissões de moradores ou representações formais.

PROTESTO

Moradores realizaram um protesto nesta quinta-feira (19), em frente a ETE, reclamando do mau cheiro e cobrando a empresa. A Sabesp se manifestou oficialmente sobre as reclamações recentes de mau cheiro. A companhia reafirmou que está executando um amplo conjunto de obras e melhorias na unidade, com investimentos que ultrapassam R$ 28 milhões.

Segundo a empresa, as intervenções começaram em março de 2025 e devem durar aproximadamente seis meses. Entre as principais ações realizadas estão a remoção de lodo em seis lagoas de polimento e decantação, além da limpeza das lagoas de aeração com instalação de novos difusores de ar, visando maior eficiência no tratamento dos efluentes.

Ainda conforme a empresa, também estão sendo modernizadas as estruturas da estação, com aquisição de novos sopradores, sensores, instrumentos de controle e sistema elétrico, além da instalação de portas acústicas e atenuadores de ruído para minimizar impactos sonoros à vizinhança.

A empresa garante que realiza monitoramento diário da unidade e enfatiza que as obras têm como foco principal a eliminação dos odores e a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população local.

A resposta da Sabesp veio após a Cetesb constatar que o odor estava presente fora dos limites da estação nesta semana. A empresa já recebeu 11 multas progressivas e duas advertências entre novembro de 2024 e maio de 2025, totalizando quase R$ 1 milhão em penalidades.

Deixe um comentário