Geral
Após relatos de funcionários da rede, Sincomerciários afirma que investiga casos

Funcionários do Pague Menos reclamam de possíveis descontos indevidos e cortes em benefícios

Colaboradores da rede, em Americana, relatam descontos duplicados em empréstimos consignados e bloqueio de convênio, e ainda falam em desvio de função em lojas; sindicato diz apurar denúncias

Colaboradores da rede de supermercados Pague Menos, em Americana, têm denunciado práticas que apontam para possíveis cortes de benefícios, descontos equivocados em folha salarial por empréstimos consignados e desvio de funções. Relatos de funcionários indicam um cenário de insatisfação e desgaste na rede.

Um dos principais problemas diz respeito a supostos descontos em duplicidade nos empréstimos consignados. Segundo funcionários, os valores desses empréstimos foram debitados pela segunda vez no mesmo mês no pagamento do adiantamento salarial, ou seja, o vale, com descontos de parcelas que já haviam sido pagas.

Além disso, colaboradores relataram que tiveram o convênio interno — utilizado para compras nas lojas da própria rede — bloqueado sem aviso prévio. Uma funcionária chegou a dizer que tentou comprar uma marmitex, mas seu convênio “estava travado” e que teve dois descontos da mesma parcela de empréstimo no salário. As queixas não se limitam à área financeira. Há ainda denúncias de desvio de função, com trabalhadores sendo deslocados para setores que não fazem parte de suas atribuições contratuais.

Uma ex-funcionária relatou possíveis episódios de “humilhação” durante dias de chuva, quando era “obrigada” a trabalhar com a roupa encharcada sob um uniforme fino, mesmo em setores frios. “Fiquei doente por conta disso e pedi demissão. Quando desabafei nas redes sociais, tentaram me silenciar dizendo que eu estava difamando a empresa. Mas tudo que falei é verdade, e tenho provas”, contou.

Há também relatos de possíveis práticas de exposição de funcionários dentro do ambiente de trabalho. Um caso citado envolve uma ação de sorteio interno na qual um funcionário foi desclassificado por estar de atestado médico. “Falaram no microfone que o número sorteado estava de atestado e, por isso, não valia. Fiquei horrorizada. A pessoa não pode adoecer?”, questionou uma cliente nas redes sociais.

“Trabalhei na rede e sofri assédio moral diversas vezes por uma outra funcionária lá, informei aos meus superiores, fiz denúncia e acabei saindo de lá devido a falta de interesse de querer solucionar o problema. Isso dos descontos indevidos não me surpreende”, disse.

“Acúmulo de função realmente acontece, sou cliente do Pague Menos do São Vito e já vi muitas vezes as meninas do caixa lá fora lavando cestas, repondo mercadorias, eu mesmo já fiquei indignada”, contou uma cliente. “Eu também, depois de dois meses sem usar o convênio, tive um desconto de 531 reais. Reclamei no sindicato e o jurídico me disse que, segundo a administração do mercado, estava certo, mesmo eu mostrando no app do mercado que não havia gastado”.

Colaboradores não descartam apresentar denúncias ao Ministério Público do Trabalho (MPT). O Sincomerciários, que é o sindicato dos empregados do comércio de Americana, Nova Odessa e Cosmópolis informou que o órgão está apurando as denúncias contra a rede supermercadista.

Pague Menos se diz ‘ciente dos relatos’ e nega equívocos em consignados

A Rede de Supermercados Pague Menos disse estar “ciente dos relatos que foram reportados”, e reforçou seu compromisso com o respeito, a valorização e o bem-estar de todos os seus profissionais. “Todas as situações mencionadas foram tratadas com seriedade e responsabilidade, por meio de apuração interna criteriosa, e não foram identificados equívocos. Gostaríamos de esclarecer que os descontos mencionados pelos colaboradores não são do mesmo mês de referência, não sendo, portanto, cobrado duas vezes. Os abatimentos referentes a consignados seguem regras estabelecidas por Medida Provisória do Governo Federal, que regulamenta os percentuais de desconto em folha para esse tipo de operação. Todas as regras aplicadas seguem a Medida Provisória no 1.292/2025 e a Lei no 10.820/2003, regulamentadas pela Portaria MTE no 435/2025, que estabelecem os critérios para a concessão de crédito consignado no âmbito do programa Crédito do Trabalhador”, afirmou.

“Importante ressaltar que, como medida preventiva e visando a saúde financeira dos colaboradores, o convênio de compra no mercado com desconto em folha foi temporariamente suspenso para todos os funcionários que possuem empréstimos ativos. Além disso, a alteração sinalizada, foi comunicada com antecedência a data da virada (mudança do período de folha), informando suspensão do valor desse convênio para colaboradores com empréstimo consignado. Em relação ao alegado desvio de função, a Rede informa que fiscaliza e monitora, com o apoio da área de Gente e Gestão, garantindo que toda e qualquer movimentação interna esteja estritamente em conformidade com as atribuições contratuais de cada colaborador”.

Com relação aos relatos de supostas práticas de conduta inadequada ou desrespeitosa no ambiente de trabalho, a Rede disse que “não compactua com práticas de assédio moral, discriminação ou qualquer forma de exposição indevida de seus profissionais. Todos os episódios, quando relatados, são apurados com rigor. A empresa reitera ainda que ações internas, como sorteios, campanhas e programas de incentivo, são conduzidas com base em critérios justos e transparentes, cujas regras são comunicadas previamente a todos os colaboradores”, destacou.

“A Rede de Supermercados Pague Menos reforça que seu canal de Denúncia está disponível a todos os colaboradores, como espaço seguro e confidencial para o envio de sugestões, dúvidas ou denúncias, sempre com garantia de escuta ativa e tratamento responsável. Para encerrar, o Supermercados Pague Menos reafirma seu compromisso com a conformidade legal, os princípios de boa governança e a valorização contínua de seus profissionais. Ainda, acredita que é por meio da escuta, do aprimoramento de processos e da conduta ética que se constrói uma empresa cada vez mais forte, respeitosa e preparada para crescer junto a sua equipe e a sociedade”, finaliza.   

Deixe um comentário