Geral
Gabriel Augusto busca recuperar dinheiro pago para agência e não repassado ao exterior

Estudante de Sumaré tem prejuízo após agência de intercâmbio fechar

Ex-clientes da Vital Intercâmbios Brasil, que disponibilizava pacotes de cursos de idiomas e trabalho em Dublin (Irlanda), relatam perdas financeiras após a empresa encerrar suas operações em maio. Dentre os prejudicados, há um técnico de enfermagem de Sumaré que se deu conta de que, embora tivesse pago o intercâmbio à empresa, a agência não enviou os fundos à instituição de ensino da Irlanda.

A agência estava localizada no bairro da Consolação, em São Paulo. O sumareense Gabriel Augusto e outras vítimas relataram que, ao entrarem em contato com as escolas onde estudariam na Irlanda, conforme indicado no comunicado publicado no site da Vital, constataram que os valores pagos não foram encaminhados às instituições de ensino.

Gabriel, de 29 anos, contratou um pacote de oito meses com a empresa em janeiro de 2024. Ele constatou que a escola irlandesa na qual estudaria havia recebido apenas o valor da matrícula, embora ele tivesse pago aproximadamente R$ 20 mil pelo pacote. Gabriel fez muitas pesquisas antes de concretizar o sonho de estudar inglês no exterior. O jovem notou uma alteração no serviço prestado pela empresa desde o final do ano passado. “Eu comecei a achar meio estranho quando eles diminuíram a frequência de mensagens”, explicou.

O cliente só tomou conhecimento do encerramento das atividades da Vital ao acessar o site e se deparar com o anúncio, sem ter recebido qualquer aviso prévio. A própria agência o instruiu a contatar diretamente a escola irlandesa que ele havia contratado.

“A escola irlandesa me informou que tinham apenas pagado a minha taxa de matrícula de 150 euros, mas eu ainda tinha aberto uma taxa do curso de 1.655 euros, que a agência não repassou pra escola”, relata o rapaz.

Gabriel tentou entrar em contato com a agência por e-mail e telefone, mas diz que não obteve resposta. Ele registrou uma queixa no Procon. O jovem não sabe onde o dinheiro que investiu foi parar, mas espera recuperá-lo para continuar com seus planos. “Eu ralei muito pra pagar e quitar esse intercâmbio, e estar passando por outra barreira assim, pra poder concretizar isso, é meio frustrante”.

Deixe um comentário