Geral
Abastecimento pode oscilar nas regiões do Matão, Nova Veneza, Maria Antonia e Área Cura

BRK realiza melhorias no abastecimento e água pode oscilar em Sumaré

Concessionária informa que na terça-feira (29) pode haver falta de água em mais de 70 bairros devido às intervenções e melhorias na captação do Rio Atibaia, na Estação de Tratamento de Água II e em uma adutora local

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, informa que o abastecimento de água poderá apresentar oscilações em mais de 70 bairros do município na próxima terça-feira (29). A interrupção temporária será necessária para a realização de obras de melhoria na captação de água bruta do Rio Atibaia, na Estação de Tratamento de Água II (ETA II) e em uma adutora de água tratada. As intervenções fazem parte de um conjunto de ações para modernizar e aumentar a eficiência do sistema de abastecimento, visando maior segurança hídrica e qualidade no fornecimento à população. A retomada do abastecimento ocorrerá de forma escalonada ao longo da quarta-feira (30), com normalização total prevista para o período da noite.

A primeira região a ter o fornecimento restabelecido será a parte baixa do bairro Matão, com previsão de retorno na manhã de quarta-feira.

Durante a tarde, o abastecimento será normalizado em parte dos bairros das regiões do Maria Antonia, Nova Veneza e Área Cura, como Alto de Rebouças, Jardim Dallorto, Jardim Santa Carolina, Jardim Volobueff, Parque Residencial Salerno, Jardim Maria Luiza, Jardim Recanto dos Sonhos, Parque Itália, Parque Sevilha, Jardim Dom Bosco I, Jardim Inocoop, Conjunto Habitacional CDHU, Jardim Aclimação, Jardim Bom Retiro, Jardim São Judas Tadeu I, Parque Bandeirantes, Residencial Recanto das Árvores, Vila Operária, Jardim Santa Maria, Jardim das Águas, Jardim Davina, Jardim São Francisco de Assis, Jardim Seminário, Jardim Vitória, Jardim Nova Veneza, Jardim do Trevo, Jardim Mineápolis, Parque Ideal, Jardim Nossa Senhora Conceição, Jardim Conceição, Chácara Nova Veneza, Parque Silva Azevedo, Parque da Amizade, Jardim Santa Eliza, Parque Jatobá e Parque Virgílio Viel.

Já no período da noite de quarta-feira, será a vez da normalização em parte de outros bairros das regiões do Matão, Maria Antonia, Nova Veneza e Área Cura, como Jardim Callegari, Jardim Danúbio Azul, Jardim Denadai, Jardim Maracanã, Jardim Nova Esperança I e II, Jardim Santiago, Jardim São Francisco, Parque das Nações, Parque Santo Antônio, Residencial Ipiranga, Residencial Itália, Residencial Santa Joana, Vila Sol Nascente, Viva Vista, Jardim Dulce, Jardim Manchester, Cidade Nova, Conjunto Habitacional Ângelo Tomazin, Jardim Amélia, Jardim dos Ipês I e II, Jardim Maria Antonia, Jardim Viel, Parque Florely, Parque das Indústrias, Chácara Novo Horizonte, Chácara San Martins, Condomínio Coronel, Jardim Lúcia, Jardim Morumbi, Jardim Nova Aurora, Jardim Santa Catarina, Jardim Santa Olívia, Parque Yolanda, Parque General Osório, Parque Progresso I e II, Residencial Santa Terezinha e Vila San Martin.

As atividades ocorrem simultaneamente na captação de água bruta no Rio Atibaia, na ETA II e em uma adutora de água tratada. Na captação, as ações incluem a limpeza dos poços de baixa e alta carga e do desarenador, essenciais para remover sedimentos e evitar o desgaste de equipamentos; a substituição preventiva dos suportes das bombas de baixa carga, que assegura o funcionamento contínuo; e a inspeção do sistema desarenador para verificar suas condições estruturais e operacionais.

Na ETA II, as atividades consistem na instalação do transformador reserva na cabine primária, assegurando maior segurança energética, e ajustes e atualizações no sistema elétrico, além da inspeção dos raspadores e da avaliação estrutural de um dos decantadores. E na adutora de água tratada, localizada no Matão, a concessionária irá executar uma manutenção.

“A escolha por realizar a intervenção neste período de temperaturas mais baixas está relacionada ao menor consumo de água típico do inverno, o que contribui para minimizar eventuais transtornos. Além disso, ao ser programada e comunicada com antecedência permite que os moradores se organizem, mitigando os efeitos da intervenção”, explicou a BRK.

A BRK reforçou a importância do uso consciente da água durante esse período de manutenção e recomenda que os moradores reservem o recurso para atividades essenciais, sempre que possível. Para mais informações ou em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

 


Deixe um comentário