BRK destaca importância de profissionais para eficiência da água e esgoto em Sumaré
Neste domingo (20) é comemorado o Dia do Leiturista. Também chamados de agentes comerciais, os profissionais são responsáveis pela medição individual do consumo de água e esgoto nos imóveis da cidade. Em Sumaré, a BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto, conta com 12 desses profissionais que percorrem a cidade diariamente, bairro a bairro, desempenhando um importante papel para a eficiência dos serviços.
Atenção, paciência, persistência e coragem são
características essenciais para exercer a função e, embora a tarefa possa
parecer simples, o leiturista enfrenta alguns obstáculos e situações inusitadas
durante a sua rotina, como chuva, cães bravos e locais de difícil acesso. Além
disso, outras barreiras como lixo e poeira no visor dos hidrômetros também
prejudicam o trabalho de medição. Mesmo com desafios, os funcionários exercem
seu trabalho com dedicação. Por mês, os agentes comerciais visitam, em média,
7.925 imóveis, entre residências, indústrias, prédios e comércios e percorrem a
pé cerca de 152 quilômetros.
Em cada visita, o leiturista verifica os quatro números em
preto no hidrômetro do imóvel e digita no coletor de leitura, equipamento
responsável por registrar o dado e enviá-lo ao sistema de gestão de serviços
comerciais da concessionária. Após o registro, a conta é impressa e entregue ao
cliente simultaneamente.
E a rotina dos leituristas vai muito além de medir o consumo
e entregar as contas aos clientes. Eles também orientam em caso de dúvidas e
comunicam ações e campanhas da empresa.
Adriano Mendonça, coordenador da BRK em Sumaré, lembra que o
morador deve sempre assegurar o livre acesso ao hidrômetro e ao cavalete para
que o serviço de leitura possa ser realizado. “Garantir o acesso, assim como a
conservação e limpeza desses locais é dever dos moradores. Os cavaletes e
hidrômetros devem estar protegidos, com abrigo contra a luz excessiva, calor e
chuva”.
Deixe um comentário