Geral
Por mês, leituristas visitam 7.925 imóveis e percorrem 152 km a pé

BRK destaca importância de profissionais para eficiência da água e esgoto em Sumaré

Neste domingo (20) é comemorado o Dia do Leiturista. Também chamados de agentes comerciais, os profissionais são responsáveis pela medição individual do consumo de água e esgoto nos imóveis da cidade. Em Sumaré, a BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto, conta com 12 desses profissionais que percorrem a cidade diariamente, bairro a bairro, desempenhando um importante papel para a eficiência dos serviços.

Atenção, paciência, persistência e coragem são características essenciais para exercer a função e, embora a tarefa possa parecer simples, o leiturista enfrenta alguns obstáculos e situações inusitadas durante a sua rotina, como chuva, cães bravos e locais de difícil acesso. Além disso, outras barreiras como lixo e poeira no visor dos hidrômetros também prejudicam o trabalho de medição. Mesmo com desafios, os funcionários exercem seu trabalho com dedicação. Por mês, os agentes comerciais visitam, em média, 7.925 imóveis, entre residências, indústrias, prédios e comércios e percorrem a pé cerca de 152 quilômetros.

Em cada visita, o leiturista verifica os quatro números em preto no hidrômetro do imóvel e digita no coletor de leitura, equipamento responsável por registrar o dado e enviá-lo ao sistema de gestão de serviços comerciais da concessionária. Após o registro, a conta é impressa e entregue ao cliente simultaneamente.

E a rotina dos leituristas vai muito além de medir o consumo e entregar as contas aos clientes. Eles também orientam em caso de dúvidas e comunicam ações e campanhas da empresa.

Adriano Mendonça, coordenador da BRK em Sumaré, lembra que o morador deve sempre assegurar o livre acesso ao hidrômetro e ao cavalete para que o serviço de leitura possa ser realizado. “Garantir o acesso, assim como a conservação e limpeza desses locais é dever dos moradores. Os cavaletes e hidrômetros devem estar protegidos, com abrigo contra a luz excessiva, calor e chuva”.


Deixe um comentário