Educação
Welington da Farmácia: ‘uma parcela ínfima dos alunos brasileiros tem acesso à educação bilíngue’

Welington da Farmácia propõe ‘Escola Bilíngue’ na rede municipal de ensino

Projeto incentiva ensino de inglês desde a infância, imersão linguística, valorização cultural e formação de professores especializados; programa seria implantado de forma gradual, começando por unidades escolares com estrutura adequada

A Câmara Municipal de Sumaré analisa projeto de lei de autoria do vereador Welington da Farmácia (MDB), que propõe a criação do Programa “Escola Bilíngue” na rede municipal de ensino. A iniciativa visa implementar gradualmente o ensino bilíngue (português e inglês) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, com foco na formação integral dos alunos e no desenvolvimento de competências linguísticas e culturais.

De acordo com o texto, os estudantes terão uma carga horária inicial de 30% das aulas em inglês, com atividades que promovam imersão no segundo idioma. O objetivo é oferecer aos alunos fluência prática e contextualizada, com o inglês sendo usado como disciplina e ferramenta para o aprendizado de conteúdos diversos. O programa seguirá as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue, integrando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes municipais. As escolas participantes deverão ter estrutura adequada, projeto pedagógico específico e professores capacitados em educação bilíngue.

O projeto também prevê formação inicial e continuada dos educadores, além de parcerias com instituições especializadas no ensino de idiomas. A Secretaria Municipal de Educação será responsável por coordenar e monitorar a execução do programa, bem como por garantir recursos e promover parcerias estratégicas.

“Este projeto trata-se de uma transformação na rede municipal de educação de Sumaré, que proporcionará aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental um desenvolvimento sólido em mais de um idioma. O crescimento de escolas que se dizem bilíngues ocorre, sobretudo, na rede privada, mas é importante considerar que cerca de 80% dos estudantes brasileiros da educação básica estão matriculados em escolas públicas. A metodologia do ensino bilíngue permite que o estudante aprenda dois idiomas no seu dia a dia, na forma falada e escrita. A formação bilíngue visa desenvolver todos os aspectos da língua estrangeira: a oralidade (ouvir e falar), além de ler e escrever e conhecer os aspectos culturais da língua”, explica Welington.

“Uma parcela ínfima dos alunos brasileiros tem acesso à educação bilíngue de línguas de prestígio, o que nos alerta para o aumento das desigualdades educacionais em relação ao aprendizado de línguas entre os setores de ensino do país. Em meio a dados alarmantes, justifica-se a necessidade de incorporação de escolas bilíngues também no setor público, para que este conhecimento, status e os próprios benefícios da educação bilíngue não sejam restritos somente à elite brasileira, acirrando as desigualdades já existentes”, completa.

A proposta está em tramitação e será discutida nas comissões temáticas da Câmara.

 

 

 

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