Welington da Farmácia propõe ‘Escola Bilíngue’ na rede municipal de ensino
Projeto incentiva ensino de inglês desde a infância, imersão linguística, valorização cultural e formação de professores especializados; programa seria implantado de forma gradual, começando por unidades escolares com estrutura adequada
A Câmara Municipal de Sumaré analisa projeto de lei de
autoria do vereador Welington da Farmácia (MDB), que propõe a criação do
Programa “Escola Bilíngue” na rede municipal de ensino. A iniciativa visa implementar
gradualmente o ensino bilíngue (português e inglês) na Educação Infantil e no
Ensino Fundamental, com foco na formação integral dos alunos e no
desenvolvimento de competências linguísticas e culturais.
De acordo com o texto, os estudantes terão uma carga horária
inicial de 30% das aulas em inglês, com atividades que promovam imersão no
segundo idioma. O objetivo é oferecer aos alunos fluência prática e
contextualizada, com o inglês sendo usado como disciplina e ferramenta para o
aprendizado de conteúdos diversos. O programa seguirá as Diretrizes Nacionais
para a Educação Plurilíngue, integrando-se à Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e às diretrizes municipais. As escolas participantes deverão ter estrutura
adequada, projeto pedagógico específico e professores capacitados em educação
bilíngue.
O projeto também prevê formação inicial e continuada dos
educadores, além de parcerias com instituições especializadas no ensino de
idiomas. A Secretaria Municipal de Educação será responsável por coordenar e
monitorar a execução do programa, bem como por garantir recursos e promover
parcerias estratégicas.
“Este projeto trata-se de uma transformação na rede
municipal de educação de Sumaré, que proporcionará aos alunos da Educação
Infantil e Ensino Fundamental um desenvolvimento sólido em mais de um idioma. O
crescimento de escolas que se dizem bilíngues ocorre, sobretudo, na rede
privada, mas é importante considerar que cerca de 80% dos estudantes
brasileiros da educação básica estão matriculados em escolas públicas. A
metodologia do ensino bilíngue permite que o estudante aprenda dois idiomas no
seu dia a dia, na forma falada e escrita. A formação bilíngue visa desenvolver
todos os aspectos da língua estrangeira: a oralidade (ouvir e falar), além de
ler e escrever e conhecer os aspectos culturais da língua”, explica Welington.
“Uma parcela ínfima dos alunos brasileiros tem acesso à
educação bilíngue de línguas de prestígio, o que nos alerta para o aumento das
desigualdades educacionais em relação ao aprendizado de línguas entre os
setores de ensino do país. Em meio a dados alarmantes, justifica-se a
necessidade de incorporação de escolas bilíngues também no setor público, para
que este conhecimento, status e os próprios benefícios da educação bilíngue não
sejam restritos somente à elite brasileira, acirrando as desigualdades já
existentes”, completa.
A proposta está em tramitação e será discutida nas comissões
temáticas da Câmara.
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