Educação
Monte Mor é a cidade da região com o pior indicador de alfabetização de crianças

Sumaré, Hortolândia e Monte Mor têm queda na alfabetização; Americana e Paulínia superam meta, afirma MEC

Levantamento do Ministério da Educação revela os desafios e evolução na alfabetização de crianças de até 7 anos nas cidades da região; somente Paulínia e Americana ultrapassaram as metas estabelecidas pelo governo federal em 2024  

O novo relatório do Ministério da Educação (MEC) apontou queda nos índices de alfabetização de crianças até 7 anos em Sumaré, Hortolândia e Monte Mor. Em Sumaré, o percentual caiu de 52,9% em 2023 para 50,61% em 2024, ficando abaixo da meta de 57,39% estipulada para este ano. Hortolândia registrou uma redução de 58% para 55,05%, distante da meta de 61,65%. Monte Mor também apresentou piora nos resultados, passando de 49,6% em 2023 para 46,98% em 2024. O município tinha como meta alcançar 54,58%, mas não conseguiu se aproximar do objetivo. Monte Mor possui o pior índice da região, segundo os dados do MEC. 

Em contrapartida, Americana e Paulínia se destacaram ao não apenas melhorar os índices, mas superar as metas. Americana saltou de 58,6% em 2023 para 64,36% em 2024, superando a meta de 62,11%. Paulínia registrou um crescimento ainda mais expressivo: de 48,5% para 61,39%, ultrapassando a meta prevista de 53,65%. Nova Odessa também apresentou evolução, saindo de 54,9% em 2023 para 57,96% em 2024. Apesar do progresso, o município não atingiu a meta, que era de 59,09%. 

Especialistas destacam que os dados reforçam a importância de políticas públicas voltadas à formação de professores, ampliação do tempo pedagógico e fortalecimento das práticas de alfabetização. Em 2024, 59,2% das crianças da rede pública de ensino de todo o Brasil foram alfabetizadas na idade certa. O número aumentou em 3,2 pontos percentuais na última medição — em 2023, o indicador nacional era de 56%. 

O avanço nacional deixou o país próximo da meta anual de 60%. Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas para os entes federados de alfabetização dos estudantes. Em 2025, o alvo da pasta é alcançar a marca de 64%, chegando a 80% de crianças acima do padrão nacional de alfabetização em 2030. “Não queremos nenhum estado abaixo de 80% de crianças alfabetizadas. A gente quer 100%, esse é o objetivo, mas pelo menos 80%”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.  

Além da melhoria no patamar nacional, 18 estados também apresentaram avanços nos resultados para alfabetização de estudantes, em comparação com 2023. A meta projetada para 2024 foi atingida por 11 deles. “Dos 5.312 municípios que participaram da avaliação em 2023 e 2024, que são os municípios que dá para comparar, 58% (3.096) deles aumentaram o percentual de alunos alfabetizados e 2.018 (53%), alcançaram a meta”, completou o ministro. 

Ceará (85,3%), Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%) atingiram os maiores percentuais de alfabetização do país. Entre os estados que superaram seus objetivos pactuados, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso (60,6%) apresentam os melhores indicadores. 

INDICADOR 

O Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. A União cede um conjunto de itens que comporão os testes que serão aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação, e, posteriormente, o indicador é calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados por essas avaliações. Entre outubro e novembro de 2024, 2 milhões de estudantes foram avaliados pelos sistemas estaduais em suas próprias escolas. 

O teste avalia se a criança apresenta habilidades básicas de leitura e de escrita. O padrão nacional de alfabetização que aponta a criança alfabetizada foi estabelecido em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela Pesquisa Alfabetiza Brasil, em 2023, conduzida pelo governo federal para determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental. 

O padrão nacional de alfabetização indica que estudantes que alcançam esse resultado são capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades. 

O foco da política é assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano afetadas pela pandemia.  

SUMARÉ AFIRMA QUE GESTÃO BUSCA REVERTER QUADRO COM NOVAS MEDIDAS  

A Secretaria de Educação de Sumaré disse que enfrentou, em 2025, desafios estruturais na área, incluindo a falta de professores, o que impactou temporariamente o desempenho e a aprendizagem dos alunos. “No entanto, a atual gestão tem trabalhado de forma incisiva para reverter esse cenário, implementando medidas estratégicas que visam garantir educação de qualidade para todos os estudantes.”  

Desde o início da gestão, a Secretaria Municipal de Educação tem avançado em ações prioritárias, como a contratação de novos professores por meio de processo seletivo, reduzindo o déficit de profissionais; formação continuada de gestores e equipes pedagógicas; estabelecimento de metas educacionais em parceria com as escolas; fortalecimento do Núcleo Pedagógico; recuperação de verbas como as do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); reajuste de repasses (PROEB e PDDE), com aumento de R$ 500 mil no PDDE; e revisão da legislação municipal para garantir acesso a recursos do VAAR (Novo FUNDEB).  

REESTRUTURAÇÃO E GOVERNANÇA  

A pasta passou por uma reorganização, com a criação de departamentos especializados (Jurídico, Desporto Educacional, Engenharia e Arquitetura, Licitações e Comunicação), além da modernização do CIRASE e da regularização das licitações da merenda escolar.  

A pasta comentou ainda que há novos concursados em fase de contratação; programas de capacitação em parceria com Sebrae (ALI Produtividade), Samu (Projeto Samuzinho) e Guarda Municipal (PROMAD); Plano de Carreira para valorização dos servidores; formações especializadas para professores da EJA e Educação Infantil.  

Sumaré frisou também a retomada de obras via PAC e licitação para reformas em todas as escolas; modernização do mobiliário e aquisição de tecnologia (Parque Tecnológico); entrega de kits escolares padronizados; ampliação de vagas (322 novas no PROEB) e redução de 70% da fila de espera em escolas conveniadas; e a expansão do EJA para seis regiões do município.  

HORTOLÂNDIA CITA PROGRAMA DE FORTALECIMENTO CONTÍNUO DE APRENDIZAGEM  

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia informou que a cidade conta com políticas públicas implantadas para promover a alfabetização na idade certa e já começou a obter resultados positivos. Uma delas, voltada ao processo de ensino-aprendizagem, é o Programa de Fortalecimento Contínuo de Aprendizagem, implantado logo após a pandemia da Covid-19, que conta atualmente com turmas de estudantes que necessitam de um apoio pedagógico em relação à alfabetização. “Os estudantes são atendidos por professores capacitados, que cuidam especificamente desta demanda. Além disso, a Administração Municipal faz a sistematização de dados coletados pela Avaliação em Rede e Planos de Ações específicos de cada unidade escolar, que são acompanhados pela equipe técnica do Centro de Formação Paulo Freire”. 

MONTE MOR 

A Prefeitura de Monte Mor informou que desde quando assumiu a gestão, a Secretaria Municipal de Educação está investindo em formação dos profissionais com materiais didáticos, aulas de reforço, leitura e novos cursos, para tentar aumentar esse índice. “Os professores e coordenadores da rede municipal de ensino de Monte Mor, inclusive, estão recebendo formação do Sesi com o Projeto Leitura, além do projeto do Sebrae que está sendo desenvolvido nas unidades de ensino integral”.  

CINCO ESCOLAS DE SUMARÉ RECEBEM PRÊMIO EXCELÊNCIA EDUCACIONAL  

O município de Sumaré foi contemplado com o Prêmio Excelência Educacional, concedido pelo governo do Estado de São Paulo por meio do programa Alfabetiza Juntos, em reconhecimento ao cumprimento das metas do Índice de Excelência Educacional (IEE). Cinco escolas da rede municipal se destacaram e receberão recursos financeiros como premiação, totalizando R$ 306.900,00 em investimentos. As escolas premiadas foram a EMEF Anália de Oliveira Nascimento (1.087 alunos), que receberá R$ 108.700,00; EMEF Antonietta Cia Viel (673 alunos) – R$ 67.300,00; EM André Denadai (758 alunos) – R$ 75.800,00; EM Martha Smolli Domingues (232 alunos) – R$ 23.200,00; e EM Sabidinho (309 alunos) – R$ 30.900,00.  

Sumaré foi contemplada por cumprimento das metas do Índice de Excelência Educacional 

O IEE é um indicador que avalia o desempenho das escolas com base nos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), considerando proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, taxa de aprovação e complexidade da unidade escolar.  

“Essa conquista é fruto do trabalho dedicado de professores, gestores e alunos, que se empenharam para alcançar as metas estabelecidas. O recurso será reinvestido em ações que elevem ainda mais a qualidade do ensino”, destaca o secretário de Educação, Danilo de Azevedo. O Programa Alfabetiza Juntos integra as estratégias do Estado para fortalecer a aprendizagem nos anos iniciais.       



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