Primeira consulta em Sumaré sobre modelo cívico-militar tem alta adesão
Consulta pública na Escola Municipal Magdalena Vedovato Callegari registrou participação de 70% da comunidade escolar e a apuração ocorre na segunda-feira (30); próxima votação será nos dias 1º e 2 de julho na Escola Eliana Minchin Vaughan
A primeira votação da consulta pública para a possível
adesão ao modelo cívico-militar nas escolas municipais de Sumaré foi encerrada
nesta sexta-feira (27), na Escola Municipal Magdalena Maria Vedovato Callegari,
com 70% de participação da comunidade escolar. A apuração dos votos será
realizada na segunda-feira (30).
O processo de votação, iniciado na quinta-feira (26), foi
tranquilo e organizado, segundo a prefeitura, que destacou a transparência e a
ampla divulgação da iniciativa. A próxima unidade a receber a consulta será a
Escola Municipal Eliana Minchin Vaughan, nos dias 1º e 2 de julho.
O secretário municipal de Educação, Danilo de Azevedo,
ressaltou a lisura do processo. “A comunidade escolar participou com
tranquilidade nos dois dias de votação, demonstrando engajamento e respeito ao
debate democrático. Toda a etapa foi conduzida com transparência e clareza,
garantindo que a voz das famílias, alunos e profissionais seja ouvida”.
Podem votar pais ou responsáveis legais de alunos
matriculados na escola (devidamente cadastrados) e servidores ativos lotados
nas unidades. Para votar, será necessário apresentar documento de identificação
e assinar uma lista de presença. De acordo com a secretaria, a organização
ficará a cargo de funcionários indicados pela Secretaria de Educação, que
também custodiarão as urnas.
A aprovação do programa dependerá de maioria simples dos
votos válidos. O resultado definirá se as escolas seguirão para a implementação
do modelo, que prevê gestão compartilhada entre educadores e militares, com
foco em disciplina e desempenho acadêmico.
No mês passado, uma comitiva da Prefeitura de Sumaré,
composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Polícia
Municipal, realizou uma visita técnica à cidade de Palmas (TO). A missão teve
como objetivo conhecer boas práticas educacionais e modelos de gestão adotados
em escolas cívico-militares da capital tocantinense e em unidades sob
responsabilidade do Governo do Estado do Tocantins. As experiências observadas
servirão como referência técnica para a implantação do modelo em Sumaré.
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