Educação
Mães comemoraram impacto positivo na rotina familiar e no retorno ao trabalho

Prefeito Zezé Gomes entrega 8ª creche em parceria com Associação Maria do Carmo

Hortolândia acaba de ganhar mais uma creche pública, gerenciada pela Associação Maria do Carmo e associada à rede municipal de ensino. É a EEI (Escola de Educação Infantil) “Maria Clara C. Nascimento”, localizada na Rua Zulmira Soares dos Santos, 257, no Jd. Santa Clara do Lago I, e inaugurada, na manhã desta segunda-feira (4). A unidade já atende até 70 crianças no segmento de quatro meses a três anos de idade, em quatro salas de aulas – três de Berçário e uma de Minigrupo e Maternal.

A cerimônia de entrega da escola reuniu dezenas de pessoas, dentre elas profissionais da Educação, crianças lá matriculadas e seus responsáveis, familiares da garotinha que dá nome à escola, além de autoridades do Executivo e do Legislativo.

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos) celebrou a entrega de mais uma unidade escolar, com recursos da prefeitura, e anunciou novidades.

“Teremos mais duas escolas com recursos do Governo Federal – uma creche e uma Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental). Nesta aqui, onde vocês vão deixar o filho para ir trabalhar, vocês sabem que ele estará bem cuidado, bem alimentado. Em breve, vamos ter também uma creche noturna. Até outubro, vamos entregar mais esta creche, com mais de 100 vagas, feita com recursos da prefeitura. Vamos ter uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no Jd. Santa Emília, a terceira que vamos entregar. Quero também abrir 20 campos society para tirar as crianças e os jovens dos perigos das ruas, mais praças e parques para eles terem opção de lazer e diversão gratuita”, anunciou Zezé Gomes.

O vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu César (PSB), destacou outras conquistas do município, na área educacional. “Temos um currículo próprio, entregamos uniformes e kits de materiais escolares, merenda de qualidade. A cidade está atraindo novos moradores e isso gera aumento de demanda de vagas em creche”, afirmou ele.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, com mais esta entrega, Hortolândia chega mais perto de zerar a fila de espera por vaga em creche, no segmento zero a três anos. “Já entregamos 10 unidades escolares, de 2021 até agora. São as oito em parceria com a Associação Maria do Carmo e mais duas próprias. A educação de Hortolândia é referência na região e em todo o Brasil”, salientou ele.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a abertura das oito unidades administradas pela OSC (Organização da Sociedade Civil) permitiu a criação de 800 vagas em creche no município, para atendimento de crianças menores, com idades entre quatro meses e três anos.

Em breve, a rede municipal de Hortolândia ganhará ainda mais duas novas escolas próprias: a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Nova Alvorada e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Pq Vasconcelos. Estas unidades serão construídas com recursos do Governo Federal.

MÃES ATENDIDAS

Para Alessandra Rodrigues Queiroz de Castro, de 24 anos, a abertura da creche municipal no bairro onde mora permitirá que ela retorne ao mercado de trabalho e que a filha possa conviver com outras crianças. Até então, a pequena Giovana Isabela, de 1 ano e 11 meses, só convivia com adultos, ou com a mãe ou na casa da avó.

“É bem legal, aconchegante aqui. Ela é bem comunicativa e brincalhona. Vai ficar em período integral e eu, que fiquei dois anos parada, vou poder trabalhar fora de novo e isso vai ser bom para a minha rotina, mudar um pouco”, afirma a mãe, que antes do parto trabalhava como garçonete.

Luciane Salazar da Silva, de 41 anos, também gostou do ambiente que receberá o filho mais novo, Evandro, de 11 meses, a partir de agora. “Gostei. Vai facilitar bastante a nossa vida. Ele adora criança e vai brincar na escola. Antes, a gente tinha que sair do Santa Clara até a Vila Real, onde fica a minha mãe, para deixar ele”, comenta a atendente de farmácia, de 41 anos.

Outra mãe presente ao evento também ficou feliz com a abertura da nova escola: Franciele Kauane Nascimento, mãe de Maria Clara C. Nascimento, ex-aluna da Emef João Carlos Amaral, que dá nome à nova creche. “Representa muito para nós receber esta homenagem. Significa que a Maria Clara veio e deixou um legado bom no coração de todos”, afirmou Franciele.

“Sentimos a paz deste lugar, o carinho presente, como ela, que era gentil e delicada”, completou a prima Jéssica Caroline, ao lado de outros familiares. Em 2021, Maria Clara faleceu aos cinco anos, vítima de feminicídio e outros tipos de violência.

COLABORAÇÃO

A prefeitura firmou o primeiro Termo de Colaboração com a OSC Maria do Carmo em 2023. A entidade foi a vencedora do Chamamento Público 03/2023.

Deixe um comentário