Hortolândia ganha destaque nacional após potencializar Educação Integral
Cidade foi reconhecida pelo Ministério da Educação e é
finalista no edital de ‘Experiências Inspiradoras em Educação Integral’;
projeto, desenvolvido pela gestão Zezé Gomes, beneficia mais de 4 mil crianças
da rede municipal de ensino
Hortolândia está entre os municípios finalistas no resultado
final do Edital nº 2/2025 do Ministério da Educação, que seleciona
“Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação
Integral em Tempo Integral”. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira
(28), no site do MEC. A iniciativa está entre as 58 experiências reconhecidas
no Estado de São Paulo, sendo uma das 739 selecionadas em todo o Brasil.
A cidade foi reconhecida nacionalmente com a experiência “Os
Complementos Educacionais e o Programa de Fortalecimento Educacional na
Educação Integral e em Tempo Integral: fortalecendo aprendizagens e integrando
saberes”. Ela faz parte do “Projeto de Educação Integral”, realizado pela
prefeitura. Esta política pública, estruturada a partir do Currículo Municipal
“Integra Saberes”, é implementada desde 2021.
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia,
atualmente, 19 das 28 unidades escolares de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
da rede municipal oferecem a Educação Integral e em Tempo Integral,
beneficiando 4.092 crianças. Conforme esclarece a pasta, a expressão “Educação
Integral” refere-se a conteúdo e propósito, disponibilizando formação humana
completa e enfatizando a educação como proposta pedagógica, considerando
aspectos cognitivos, emocionais, sociais, culturais e físicos. Já o termo
“Tempo integral” diz respeito à forma e estrutura, referindo-se ao tempo de
permanência da criança na escola, isto é, que passará mais horas na unidade.
Hortolândia foi classificada no “Eixo 5 – Gestão
Administrativa, Financeira e Pedagógica”, e integra o grupo de experiências que
farão parte do Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras, a ser lançado pelo
Ministério da Educação em outubro. O projeto completo será publicado no portal
do MEC e poderá servir como inspiração para outras redes educacionais em todo o
país.
A cidade também foi convidada a participar da Mostra
Nacional de Práticas Inspiradoras, nos dias 1º e 2 de outubro deste ano, na
UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte.
Entre os pilares da experiência de Hortolândia destacam-se
os “Cinco Complementos Educacionais: Artes Corporais, Artes Integradas,
Musicalização, Convivência e Afetos, e Orientação de Estudos”; o “PFCA (Programa
de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem)”; e a “Formação continuada dos
profissionais da educação”, com base em diretrizes específicas para o tempo
integral.
“Recebemos com alegria o reconhecimento do Ministério da
Educação à experiência de Hortolândia na área da Educação Integral. Estar entre
as 739 iniciativas selecionadas no país, representando um dos 58 municípios
paulistas, é motivo de orgulho para toda a nossa rede. Esse resultado reflete o
trabalho coletivo de educadores comprometidos com a formação integral das
nossas crianças. A experiência, baseada no Currículo Municipal Integra Saberes,
mostra que é possível construir uma educação pública que respeita os tempos e
modos de aprender. Mais de quatro mil crianças são atendidas com uma proposta pedagógica
estruturada, que vai além dos números: celebra uma escola viva, conectada com
sua comunidade. Agradecemos a cada educador e educadora da nossa rede. Seguimos
com coragem e sensibilidade, porque acreditamos que a Educação Integral
transforma o futuro”, destaca Fernando Moraes, secretário de Educação, Ciência
e Tecnologia.
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