Educação
19 das 28 escolas municipais oferecem jornada em tempo integral com currículo estruturado

Hortolândia ganha destaque nacional após potencializar Educação Integral

Cidade foi reconhecida pelo Ministério da Educação e é finalista no edital de ‘Experiências Inspiradoras em Educação Integral’; projeto, desenvolvido pela gestão Zezé Gomes, beneficia mais de 4 mil crianças da rede municipal de ensino

Hortolândia está entre os municípios finalistas no resultado final do Edital nº 2/2025 do Ministério da Educação, que seleciona “Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (28), no site do MEC. A iniciativa está entre as 58 experiências reconhecidas no Estado de São Paulo, sendo uma das 739 selecionadas em todo o Brasil.

A cidade foi reconhecida nacionalmente com a experiência “Os Complementos Educacionais e o Programa de Fortalecimento Educacional na Educação Integral e em Tempo Integral: fortalecendo aprendizagens e integrando saberes”. Ela faz parte do “Projeto de Educação Integral”, realizado pela prefeitura. Esta política pública, estruturada a partir do Currículo Municipal “Integra Saberes”, é implementada desde 2021.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, atualmente, 19 das 28 unidades escolares de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal oferecem a Educação Integral e em Tempo Integral, beneficiando 4.092 crianças. Conforme esclarece a pasta, a expressão “Educação Integral” refere-se a conteúdo e propósito, disponibilizando formação humana completa e enfatizando a educação como proposta pedagógica, considerando aspectos cognitivos, emocionais, sociais, culturais e físicos. Já o termo “Tempo integral” diz respeito à forma e estrutura, referindo-se ao tempo de permanência da criança na escola, isto é, que passará mais horas na unidade.

Hortolândia foi classificada no “Eixo 5 – Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica”, e integra o grupo de experiências que farão parte do Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras, a ser lançado pelo Ministério da Educação em outubro. O projeto completo será publicado no portal do MEC e poderá servir como inspiração para outras redes educacionais em todo o país.

A cidade também foi convidada a participar da Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, nos dias 1º e 2 de outubro deste ano, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

Entre os pilares da experiência de Hortolândia destacam-se os “Cinco Complementos Educacionais: Artes Corporais, Artes Integradas, Musicalização, Convivência e Afetos, e Orientação de Estudos”; o “PFCA (Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem)”; e a “Formação continuada dos profissionais da educação”, com base em diretrizes específicas para o tempo integral.

“Recebemos com alegria o reconhecimento do Ministério da Educação à experiência de Hortolândia na área da Educação Integral. Estar entre as 739 iniciativas selecionadas no país, representando um dos 58 municípios paulistas, é motivo de orgulho para toda a nossa rede. Esse resultado reflete o trabalho coletivo de educadores comprometidos com a formação integral das nossas crianças. A experiência, baseada no Currículo Municipal Integra Saberes, mostra que é possível construir uma educação pública que respeita os tempos e modos de aprender. Mais de quatro mil crianças são atendidas com uma proposta pedagógica estruturada, que vai além dos números: celebra uma escola viva, conectada com sua comunidade. Agradecemos a cada educador e educadora da nossa rede. Seguimos com coragem e sensibilidade, porque acreditamos que a Educação Integral transforma o futuro”, destaca Fernando Moraes, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia.


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