Educação
Evento contou com a presença do prefeito Zezé Gomes, secretários e profissionais da Educação

Hortolândia terá alunos do Ensino Fundamental em Olimpíada Literária

Projeto piloto, que será realizado em parceria entre a Prefeitura e a Editora Elo, visa inspirar boas práticas de leitura em crianças e adolescentes

Da Redação | Tribuna Liberal

Estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Hortolândia participarão, neste ano, da “1ª Olimpíada Literária - Amigos da Leitura”, que será promovida pela Elo Editora, em parceria com a Prefeitura. A realização do projeto piloto, com a participação do município, foi anunciada nesta semana, na sede da editora, no bairro do Brooklin, na capital paulista. 

O evento contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes; dos secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes (titular) e Renato Muccillo (adjunto); do CEO da editora, Marcos Araújo; e de cerca de 40 profissionais da Educação, entre eles coordenadores pedagógicos do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, de Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Na ocasião, os presentes puderam ouvir palestra ministrada pela escritora paulistana de literatura fantástica, infantil e juvenil, Rosana Rios, que tem obras no catálogo da editora. Com mais de 35 anos de trabalho e mais de 185 obras publicadas, Rosana partilhou sua experiência como escritora de literatura infantil.

“Fiz questão de estar presente aqui por acreditar no poder transformador da educação. Espero que esta parceria contribua com a prática cotidiana das nossas escolas“, afirmou Zezé Gomes.

“Estamos felizes e muito honrados com esse novo projeto para inspirar boas práticas de leitura. Nosso objetivo é melhorar sempre a qualidade de ensino na nossa rede”, afirmou Fernando Moraes. Segundo o secretário, “Hortolândia foi escolhida pela editora por seu papel e iniciativas de educação literária, incluindo as ações de incentivo à leitura e o projeto Ler & Reler, realizado no município com obras da editora”.

“Vamos escrever uma nova história juntos. Ter parceiros como Hortolândia, com uma educação reconhecida, é um privilégio para nós. Eu visito em média mais de 50 municípios por ano para falar sobre projetos de incentivo à leitura. O que mais ouço nas outras redes é eles falarem que vocês são referência na educação do Estado de São Paulo. É uma alegria ouvir isso. Sempre me perguntam quais os métodos que vocês estão aplicando e sempre lembro do trabalho que vocês realizam, as professoras realizam, nas salas de aula”, afirmou Araújo.

De acordo com a Editora Elo, responsável pela competição, 35 equipes de diferentes unidades escolares participarão das atividades, destinadas a estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As equipes escolherão uma obra literária para representar, por meio de uma performance artística, durante dois dias de apresentações, com um limite máximo de 10 minutos por equipe. Haverá um finalista por ano.

A avaliação será realizada por uma equipe de jurados, composta por dois autores da editora e um representante do município. Os resultados serão anunciados na 3ª edição do “Literalendo”, festa de incentivo à leitura, promovida em maio pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia.

Ainda segundo a editora, os vencedores receberão medalhas; notebooks divididos para cinco escolas; um final de semana no resort “Vale Suíço” para o professor e sua equipe de apoio, além do reconhecimento com o selo de “Amigos da Leitura “. A premiação inclui também uma visita com imersão na Elo Editora e uma sessão de contação de histórias na escola vencedora.

“Saímos deste evento com o desafio de construir comportamentos leitores significativos e prazerosos aos nossos estudantes. Algo precioso”, afirmou José Mário Regis, coordenador pedagógico do CFPE. “Gostei muito da proposta. Já tive várias ideias e acredito que vai acrescentar muito em nossa proposta pedagógica”, comentou a coordenadora pedagógica da Emef Boa Esperança, Profa. Avelina Caldas.

Deixe um comentário